Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28955

Title: Abordagem Cultural à Prática Profissional na Conservação e Reabilitação de Património Edificado: Palacete dos Condes de Sampayo, em Alhos Vedros, Moita | Cultural Approach to Professional Practice in Conservation and Rehabilitation of Built Heritage: Condes de Sampayo Mansion, in Alhos Vedros, Moita
Authors: Aleixo, Sofia
Mestre, Victor
Editors: Menezes, Marluci
Veiga, Maria do Rosário
Silva, António Santos
Nunes, Lina
Machado, José Saporiti
Keywords: Património Edificado
Valores Culturais
Contexto
Conservação e Reabilitação
Prática Profissional
Issue Date: 2020
Publisher: ENCORE2020 – 4º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios: Livro de Actas
Citation: Aleixo, Sofia; Mestre, Victor (2020) “Abordagem Cultural à Prática Profissional na Conservação e Reabilitação de Património Edificado: Palacete dos Condes de Sampayo, em Alhos Vedros, Moita | Cultural Approach to Professional Practice in Conservation and Rehabilitation of Built Heritage: Condes de Sampayo Mansion, in Alhos Vedros, Moita”. In ENCORE2020 – 4º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios: Livro de Actas. Lisboa: LNEC, pp. 33-44.
Abstract: Convidados a apresentar o projecto de reabilitação (key note speakers). A conservação e reabilitação no património construído requer uma acção multidisciplinar que procure entender os edifícios e seus contextos como resultantes de um percurso histórico onde a identidade foi sendo construída por pessoas, desde os seus habitantes aos seus curiosos visitantes. Entender os valores materiais e imateriais de um lugar, ou seja, entender o bem cultural, permitirá definir estratégias de acção e tomar opções fundamentadas que minimizem os impactos negativos de uma intervenção que se procure informada e que procure simultaneamente informar todos aqueles que condicionarão o seu futuro. Nesta comunicação, que o tempo ditou ter lugar num momento em que as visitas a obras estão extremamente condicionadas, optou-se por apresentar um projecto desenvolvido na vmsa arquitectos, cuja visita esteve agendada no âmbito desta conferência. Assim, se apresentará a metodologia de abordagem ao bem patrimonial, o Palacete dos Condes de Sampayo, em Alhos Vedros, Moita, edifício paredes-meias com o Moinho de Maré no rio Tejo e que se encontra em estado de semi-ruína. Concluir-se-á que para a salvaguarda deste lugar, como memória histórica para acolher um novo uso, a definição de uma estratégia multidisciplinar, definida a partir da interpretação dos valores culturais ainda percepcionados, combinando a tecnologia com os requisitos técnicos da sua consolidação estrutural, se revela essencial. Espera-se que a instalação do Museu Municipal da Moita venha a consolidar laços socioculturais com a comunidade, criando neste lugar uma integração dinâmica entre o contexto urbano e paisagístico.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28955
Type: article
Appears in Collections:ARQ - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2020_SA_VM_ReabilitacaoPalaceteCondesSampayo_ENCORE4_pp33-44.pdf11.96 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois