Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28798
|
Title: | Aprender Matemática com recursos digitais: O Hypatiamat na CIM do Ave |
Authors: | Verdasca, José Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta Magro-C, Teodolinda |
Editors: | Unidade de Apoio à Estratégia de Comunicação do NORTE 2020 |
Keywords: | Aprender Matemática, Sucesso escolar Hypatiamat, |
Issue Date: | Sep-2020 |
Publisher: | NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 14 |
Abstract: | O Programa Nacional de Promoção de Sucesso Escolar (PNPSE) no âmbito das suas competências de acompanhamento, articulação e avaliação das medidas de melhoria da qualidade do sucesso escolar desenvolvidas pelas Escolas, municípios e CIM decidiu estudar o impacto da utilização da plataforma Hypatiamat nos resultados das Provas de Aferição, no ano letivo de 2018/19, num universo que engloba mais de metade dos alunos do 2.º ano das escolas da CIM do Ave. Foi constatada a existência de três grupos de escolas de acordo com o grau de intensidade das App Hypatiamat: i) turmas onde não existiu intervenção Hypatiamat (‘nãoHypat’); ii) turmas nas quais se registou fraca utilização das app Hypatiamat (‘HypatApps−’) e iii) turmas onde se encontrou uma utilização pelo menos moderada das app Hypatiamat, englobando registos de uso moderado, forte ou muito forte (‘HypatApps+’). Os resultados obtidos registam diferenças estatisticamente significativas no resultado global e em todos os domínios da Prova de Aferição de Matemática entre o grupo de turmas ‘HypatApps+’ e os grupos ‘HypatApps-’/‘nãoHypat’ (F=3.963; df=2;214; p=0.020). Conclui-se assim que a utilização intencional e com maior intensidade da plataforma Hypatiamat pelos professores de determinadas turmas parece ter permitido uma melhoria da qualidade dos resultados em Matemática dos alunos que as frequentaram. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28798 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Sem Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|