Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28793

Title: Museu Arqueológico do Carmo, exposições temporárias e sociedade civil na I República: uma síntese
Authors: Martins, Ana Cristina
Editors: Trea, Ediciones
Keywords: Museu Arqueológico do Carmo
Associação dos Arqueólogos Portugueses
I República Portuguesa
Arqueologia
Issue Date: 2020
Publisher: Ediciones TREA
Citation: Martins, Ana Cristina Martins (2020) - Museu Arqueológico do Carmo, exposições temporárias e sociedade civil na I República: uma síntese. In J. Arnaldo, A. H. Delavenay & M. di Paola (eds.) - Historia de los museos, historia de la museología. España, Portugal, America. Gijón: Ediciones Trea, pp. 119-126.
Abstract: «PALAVRAS INICIAIS -Não se revendo já nas principais linhas de actuação da Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses (raacap) (Lisboa, 1863) do dealbar de Novecentos, a maioria dos arquitectos que a ingressam sai do seu seio para fundar a futura «Ordem dos Arquitectos Portugueses». Corre o ano de 1902 e Portugal assiste ao lento definhar do regime monárquico e ao crescimento do movimento republicano num contexto interno bastante complexo. Perante esta novidade interna, a instituição é redenominada para «Real Associação dos Arqueólogos Portugueses», prosseguindo os estudos históricos, artísticos e arqueológicos aos quais se vão somando, entre outros, os heráldicos, os etnográficos e, sobretudo, os olisiponenses (Martins, 2005). A presença agora mais firme da produção etnográfica relacionar-se-á com as profundas e céleres transfigurações verificadas na paisagem rural e urbana, suscitando receios de olvido e desaparecimento de usos, costumes e tradições conferidores de tipicidade e unicidade territorial. Mas esta presença revela de igual modo a mudança ideológica e política registada no país. Ingressando e ocupando de modo paulatino a centralidade da figuração artística e comemorativa, os representantes das artes, das letras e das ciências evocam o génio e a singularidade nacionais (re)encontradas em (i)materialidades perpetuadas secularmente. Tradicionalidades que são agora (re) vistas no contexto do movimento dos Arts & Crafts, direcionado para a recuperação e desenvolvimento de economias locais.»
URI: http://hdl.handle.net/10174/28793
Type: bookPart
Appears in Collections:IHC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
41. Museu Arqueológico do Carmo, exposições temporárias e sociedade civil na I República- uma síntese.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois