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http://hdl.handle.net/10174/28723
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Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil |
Authors: | Ricardo, Cláudia Alexandra Martins |
Advisors: | Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva |
Keywords: | Educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Literatura Infantil Educação para a cidadania Pre-school education 1st cycle of basic education Children's literature Education for citizenship |
Issue Date: | 29-Dec-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada
inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo
por finalidade a obtenção do grau de mestre nos contextos referidos.
Tendo como pano de fundo a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, este
estudo procura compreender de que modo os professores e os educadores podem promover a
cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º
Ciclo do Ensino Básico, surgindo a grande questão de investigação deste estudo que é “Como
podemos educar para a cidadania através da Literatura Infantil?”. Neste sentido, o objetivo geral
é “Compreender como promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”.
A metodologia seguida enquadra-se no processo de investigação-ação. Como
instrumentos de recolha de dados recorri à observação participante para a produção de notas de
campo, a reflexões semanais, a um guião de entrevista que permitiu compreender as conceções
das crianças sobre racismo, multiculturalidade e migração, antes e depois de realizar a leitura
de histórias sobre estas temáticas, a registos das crianças, a registos fotográf icos e a registos
audiovisuais.
Os participantes do estudo foram as crianças dos contextos onde realizei a minha Prática
de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Estes aprofundaram e consolidaram conceções sobre cidadania, adquirindo boas práticas e
melhorando o espírito de agir e pensar eticamente e ampliaram o seu reportório literário; Abstract:
This study appears in the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit
inserted in the master’s degree of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic
Education, having the purpose to obtain the master's degree in the established contexts.
Based on the National Strategy for Citizenship Education, this study seeks to understand
how teachers and educators can promote citizenship through children’s literature in the Pre-
School Education and Teaching of the 1st Cycle of Teaching Basic context, lifting the great
research question of this study which is “How can we educate for citizenship through Children’s
Literature?”. Therefore, the general objective is “To understand how to promote citizenship
through children's literature in the Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic
Education context”.
The following methodology is part of the action-research process. As instruments of
data collection, I used participant observation to produce field notes, weekly reflections, an
interview guide that will allow to understand children's conceptions about racism,
multiculturalism and migration, before and after reading stories about these topics, children's
records, photographic records and audiovisual records.
The study participants were children from the contexts where I carried out my
Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic
Education. These learned and consolidated concepts about citizenship, acquiring good practices
and improving the spirit of acting and thinking ethically and broadening their literary repertoire. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28723 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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