Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28657
|
Title: | Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo. A satisfação no trabalho em professores de piano |
Authors: | Luz, Ana Filipa Nunes da |
Advisors: | Telles, Ana Serra, Lídia Maria Ramos |
Keywords: | Ensino da Música Piano Satisfação no trabalho Pedagogia musical Music Teaching Piano Job Satisfaction Music Education |
Issue Date: | 16-Oct-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório respeita à Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de
Música (PESEVM) realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, na classe de
piano da orientadora cooperante Professora Madalena Reis, sob a orientação da Professora
Doutora Ana Telles-Béreau e sob a coorientação da Professora Doutora Lídia Serra.
Na primeira secção do documento, após o enquadramento normativo e institucional da
PESEVM, são apresentados os intervenientes, procedimentos e componentes constituintes do
estágio realizado e correlacionadas teorias da aprendizagem musical relevantes para o mesmo.
Numa segunda secção, apresenta-se uma investigação subordinada à temática da satisfação no
trabalho de professores de piano, realizada em 41 docentes de instrumento musical e canto em
Portugal. Foi objetivo conhecer o impacto que características sociodemográficas, relativas à
prática docente e psicológicas têm na satisfação no trabalho. Partindo da literatura atual
específica, são discutidos os resultados e apresentadas implicações no contexto educativo; Report on the Supervised Teaching Internship at Escola de Música de Nossa Senhora do
Cabo. Piano teachers’ job satisfaction.
Abstract:
This Master’s report concerns the Supervised Teaching Internship in Vocational Music
Teaching held at Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, in the piano class of
cooperative advisor Professor Madalena Reis, under the guidance of PhD Professor Ana
Telles-Béreau and the cooperative guidance of PhD Professor Lídia Serra.
In its first section the normative and institutional frameworks of the internship are explained.
Subsequently, its actors, proceedings and components are presented, after which musical
learning theories that are relevant to its understanding are correlated.
In the second part of the report, an investigation on job satisfaction of piano teachers, carried
out on 41 musical instrument and voice teachers in Portugal, is exposed. The main aim was to
understand the impact of demographic, teaching related and psychological characteristics on
job satisfaction. Current literature on the subject is analyzed and results and implications in
the education field are discussed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28657 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|