|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28581
|
Title: | O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica |
Authors: | Lopes, Eduardo Medeiros, Ana Judite Alves, Maria Lúcia |
Editors: | Silveira, Paulo |
Keywords: | Música Musicologia |
Issue Date: | Dec-2020 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Citation: | Medeiros, Ana Judite; Alves, Maria Lúcia; Lopes, Eduardo. (2020). “O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica” (co-autores Ana Judite Medeiros, Maria Lúcia Alves), Art Research Journal, V. 7 no. 2,, pp. 1-19. ISSN 2357-9978 |
Abstract: | O artigo traz um estudo da peça Coral Canto do Sertão, da Bachiana Brasileira no 4, de Heitor Villa- Lobos. Trata-se de uma análise intramusical (ritmos e melodias) e também extramusical, considerando os fatores externos, como características físicas do sertão nordestino, como essas são internalizadas e ressignificadas na música. O estudo desenvolveu-se a partir do exame da partitura a fim de explorá-la sob uma perspectiva crítica, indo além da própria música, sem, portanto, sair dela. Sob uma abordagem musicológica (KERMAN, 2010; LOPES, 2014), foram identificados trechos (tropos) e frases (tópicas) que conduziram o tema (AGAWU; RATTEN, 1980), sendo observados como se moviam na música a fim de conferir-lhe o título sugerido: Canto do Sertão. Considerando a episteme musicológica e o exame documental, levantamos a discussão sobre até que ponto a música, em sua linguagem, pode trazer ou estabelecer pontos de identificação com a realidade da região abordada, o sertão nordestino. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28581 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|