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http://hdl.handle.net/10174/28578
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Title: | Dificuldades motoras e psicomotoras em crianças dos 4 aos 12 anos com perturbação do desenvolvimento da linguagem: uma revisão sistemática integrativa |
Authors: | Bonugli, Maria Júlia de Souza |
Advisors: | Almeida, Gabriela Matias, Ana Rita |
Keywords: | Linguagem Proficiência motora Praxias Ritmo Infância Lnguage Motor proficiency Praxis Rhythm Childhood |
Issue Date: | 23-Oct-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é uma perturbação do neurodesenvolvimento na qual a criança apresenta um funcionamento da linguagem e capacidades linguísticas significativamente abaixo do esperado para a idade. A PDL pode estar associada a dificuldades de habilidades verbais e não-verbais, nomeadamente motoras. O objetivo desta revisão sistemática integrativa é conhecer as evidências científicas sobre as dificuldades motoras e psicomotoras de crianças entre os 4 e os 12 anos com diagnóstico único de PDL, comparativamente a crianças com um Desenvolvimento da Linguagem “típico” (DLT), tendo-se revisto 9 estudos que cumpriram os critérios definidos. A avaliação da qualidade metodológica dos estudos foi realizada recorrendo à Escala Downs and Black. De acordo com os resultados, as crianças com PDL apresentam significativamente mais dificuldades motoras e psicomotoras do que seus pares com DLT. As habilidades de equilíbrio, destreza manual e coordenação motora, são as que surgem com resultados inferiores. Dificuldades em habilidades de praxias e imitação de gestos, também estão presentes; Motor and Psychomotor Difficulties in children aged 4 to 12 with Developmental Language Disorders: A Systematic Integrative Review
Abstract:
Developmental Language Disorder (DLD) is a neurodevelopmental condition characterized by significantly lower language functioning and linguistic abilities for age and which can result in impaired verbal and non-verbal skills, namely motor skills. DLD can be associated with difficulties in verbal and non-verbal skills, namely motor skills. The objective of this systematic integrative review is to know the scientific evidence on the motor and psychomotor difficulties of children between 4 and 12 years old with a single diagnosis of DLD, compared to children with a “typical” Language Development (TLD), having 9 studies were reviewed that meet the defined criteria. The evaluation of the methodological quality of the studies carried out using the Downs and Black Scale. According to the results, children with DLD have motor and psychomotor difficulties than their peers with TLD. The skills of balance, manual dexterity and motor coordination are those that appear with inferior results. Difficulties in praxis skills and imitation of gestures are also founded. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28578 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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