|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28559
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Construindo a monodocência contrariando fragmentações |
Authors: | Babinha, Ana Teresa Canete |
Advisors: | Costa, Maria da Conceição Ferreira Monteiro Leal da |
Keywords: | Monodocência Fragmentações escolares Estágio supervisionado Formação de educadores-professores Integração curricular Narrative research Training Intervention at school Pedagogical practices Children |
Issue Date: | 28-Aug-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este relatório inclui uma investigação realizada durante o estágio e para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB.
Um trabalho biograficamente orientado, equivalente a dissertação, partiu da perceção de múltiplas fragmentações em ambiente escolar e da necessidade da voz de profissionais que investigam agindo. A problemática emergiu, assumindo-se contrariá-las. Contribuímos, numa outra dimensão, para a formação de quem se torna educador(as)-professor(as)1, em especial,
no que perfila configurar uma monodocência. Tornando pública a nossa voz, evidenciamos que não podemos continuar a fragmentar, embora necessitemos reconhecer a complexidade inerente a ensinar e a aprender na escola/JI, assim como a importância da investigação realizada em contexto profissional, relevando a humanização dos processos. Dos múltiplos aspetos vividos e estudados, importou um trabalho curricular integrador, colaborativo e intencionalmente articulado, a escuta das crianças, a escrita reflexiva e a narração, quer para aprendizagem das crianças quer da construção de uma monodocência que não esquece a pessoa em formação nem a epistemologia das ciências e da profissão docente; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education – Pedagogical practices with children during internship and learning – the role of narrative research, training and intervention at school
Abstract:
This report, produced in the context of the Master's Degree in Pre-school Education and
Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, results from the Supervised Teaching Practice (PES) in kindergarten and primary school, with the aim of obtaining the degree of master, at the levels of schooling mentioned.
As the name itself indicates, it is an account of my journey, highlighting the experiences and
consequent learning that contributed to the professional under construction. The researchtraining focused not only on my training, but also on the subject of the relationship between
curricular integration and quality learning. The work developed aimed to learn about teaching
processes and quality learning. The work developed intended to know teaching and learning
processes in school context that contribute to the success of children. Working on projects is a
methodology that makes it possible to counter fragmentations without compromising
monodocence. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28559 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|