Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/2827
|
Title: | A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver |
Authors: | Zurbach, Christine |
Editors: | Beltrame, Valmor Moretti, Gilmar |
Keywords: | dramaturgia; texto; marionetas Dramaturgy; text; puppetry |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | SCAR/UDESC |
Citation: | Móin-Móin, revista de estudos sobre teatro de formas animadas, Ano 07 - Numero 08 - 2011 ISSN 1809-1385 |
Abstract: | A dramaturgia é um conceito-chave na metalinguagem dos estudos de teatro. No sentido convencional do termo, sabe-se que designa um campo decisivo na construção do espectáculo teatral, enquanto prática de leitura do texto em articulação com a sua passagem para a cena. Pouco adequado à identidade artística do teatro da marioneta clássica ou tradicional focalizado na marioneta, o termo parece ter ganho uma efectiva pertinência na nossa época, em que o teatro de marionetas passou a integrar as mudanças do teatro contemporâneo.
Abstract: Dramaturgy is a key-concept of Theatre Studies. Traditionaly, it refers to a field considered as fundamental in the constructing process of the performance, as a practice of analysis of the text to be performed. Inadequate to be aplied to classical or traditional puppettry, more focused on the puppet itself, the term seems to have nowadays a real importance since puppettry adopted the main trends of contemporary theatre. |
URI: | http://www.ceart.udesc.br/ppgt/publicacoes_moinmoin.html http://hdl.handle.net/10174/2827 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CHAIA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica ARC - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|