|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28241
|
Title: | ALÉM DE UM PROGRAMA CURRICULAR: A FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORAS/EDUCADORAS DAS INFÂNCIAS |
Authors: | Ostetto, Luciana Folque, Assunção Bezelga, Isabel |
Editors: | Campos, Miria Izabel Montiel, Larissa |
Keywords: | Formação Estética Arte Narrativas Docentes |
Issue Date: | Sep-2020 |
Publisher: | Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS |
Citation: | OSTETTO, Luciana Esmeralda; FOLQUE, Maria Assunção; BEZELGA, Isabel. Além de um Programa Curricular: a Formação Estética de Professoras/Educadoras das Infâncias. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 23-35, set. 2020. ISSN 2237-258X. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12609/5998>. Acesso em: 24 set. 2020. doi:https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12609. |
Abstract: | As dimensões interculturais implicadas na profissão docente requerem que não se descuide das dimensões estéticas nos cursos de formação de professores e educadores, reconhecendo a necessidade de aprendizagem no campo das linguagens expressivas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Perpassando tais questões, o artigo discute dados da investigação que teve entre seus objetivos analisar a presença das dimensões estética e cultural nos currículos de formação docente para a educação infantil e nos percursos de professores em formação inicial da Universidade de Évora (PT). O traçado teórico-metodológico contou com a realização de encontros-ateliês com os estudantes- professores, como espaço-tempo de tecer memórias e narrativas sobre percursos de formação estética. O exercício de rememorar situações que marcaram a educação de sua sensibilidade, mediado pelo contato com múltiplas linguagens ao longo dos encontros-ateliês, projetou narrativas que permitiram- nos identificar elementos-chave dos processos de educação estética ao longo da vida e, com eles, refletir que os cursos de formação docente devem garantir espaço-tempo para experimentação, expressão, criação. Para além de aulas de arte isoladas, a importância de cultivar articuladamente sensibilidade e pensamento, memória e novas experiências, no contato com a natureza, a cultura, a arte, foi referendada. |
URI: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12609/5998>. http://hdl.handle.net/10174/28241 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CHAIA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|