Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28237

Title: Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional - Digitação no saxofone através de tonalidades de canções populares e tradicionais, divulgadas no universo infanto-juvenil
Authors: Martins, Carolina da Luz
Advisors: Marques, Mário Dinis Coelho da Silva
Keywords: Música
Saxofone
Digitação
Canção tradicional e popular
Tonalidade Maior
Music
Saxophone
Typing
Traditional and popular song
Major tonality
Issue Date: 16-Jun-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira é referente ao Relatório de Estágio de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música, realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, na classe de Saxofone do Professor Hélder Alves. A segunda corresponde à fase da investigação levada a cabo pela autora e tem como objetivo a criação de exemplos musicais que facilitem a aprendizagem estruturada da digitação necessária para a execução do saxofone, na fase iniciática. Os exemplos a realizar serão baseados em tonalidades Maiores, adaptadas às canções da tradição popular portuguesa, habitualmente divulgadas em idade infanto-juvenil, de forma a que, (re)conhecendo auditivamente a melodia, se torne mais fácil a aprendizagem do instrumento. Em termos de metodologia, refira-se que para além da necessária sustentação em literatura adequada e compreensiva análise documental, que permitiu revisitar e relevar orientações e postulados adequado à matéria a investigar, também o conhecimento adquirido do campo empírico determinou uma via de investigação de carácter misto, maioritariamente qualitativo, de cariz assumidamente experiencial, por parte da autora. Os exemplos assim criados, aplicados em contexto de aprendizagem, no geral e, em particular em ambiente escolar, poderão contribuir, em medida alargada, para uma facilitação na aquisição da necessária proficiência aos aprendentes do saxofone; Supervised Teaching Practice Report held at the National Conservatory's Artistic Music School - Saxophone fingerings through tonalities of popular and traditional songs, disseminated in the universe of children and youth Abstract: The following document is divided into two distinct parts. The first part refers to the Internship Report from the Supervised Teaching Practice on Vocational Music Teaching, held at the National Conservatory's Artistic Music School, within the Saxophone class of Professor Hélder Alves. The second part refers to the research carried out by the author, which goal is to create musical examples that facilitate structured learning of the fingering process necessary for the performance of the saxophone, in the initiation phase. The examples will be based on Major tonalities, adapted to popular Portuguese tradition songs for children. With this, the aim is to facilitate learning by have recognizable melodies. In terms of methodology, it should be noted that in addition to the necessary support in adequate literature and comprehensive documentary analysis, which allowed to revisit and reveal guidelines and postulates appropriated to the subject to be investigated, the knowledge acquired from the empirical field also determined a mixed character investigation pathway by the author, mostly qualitative, of an admittedly experiential nature. The examples thus created, applied in the context of learning, in general and, in particular, within the school environment, may contribute, to a large extent, to facilitate the acquisition of the necessary proficiency for saxophone learners.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28237
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Musica-Carolina_da_Luz_Martins.pdf33.65 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois