|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28160
|
Title: | Turismo LGBTI: a experiência na Associação Variações |
Authors: | Matos, Alexandre Gabriel Leitão de |
Advisors: | Lima, Joana Inês Silva de |
Keywords: | Turismo LGBTI Perfil do turista gay Variações LGBTI tourism Gay tourist profile Variações |
Issue Date: | 28-May-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O Turismo é, atualmente, considerado uma das atividades económicas mais importantes a nível mundial, apresentando potencial para contribuir significativamente para o desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental dos destinos que apostam no seu desenvolvimento. Considerando o aumento da comunidade LGBTI e, consequentemente, o aumento da procura turística de produtos e serviços LGBTI, surgiu o turismo LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e pessoas intersexo).
Neste contexto, muitas entidades direta e indiretamente ligadas ao turismo têm descoberto formas de satisfazer as necessidades deste segmento de mercado, cada vez mais exigente. Foi neste contexto que surgiu o interesse em realizar-se um estágio na Variações, uma Câmara de Comércio e Turismo LGBTI portuguesa, cujo principal objetivo é colocar Portugal no mapa LGBTI como um destino LGBTI-friendly. O presente relatório tem, assim, como objetivo relatar a experiência de estágio curricular na associação Variações – Associação de Câmara de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal.
Porém, considerou-se que perceber o perfil de cada segmento de mercado, ajuda a criar novas abordagens potenciadores de ofertas sustentáveis e, por esse motivo, optou-se por se associar a este trabalho um objetivo extra: dar alguns contributos para aumentar o conhecimento sobre o mercado de turismo LGBTI em Portugal, através da realização de um estudo empírico exploratório sobre o perfil de uma parcela deste mercado, o turista gay na cidade de Lisboa. Esse estudo, que recorreu ao inquérito por questionário como ferramenta de recolha de dados, permitiu perceber que este é um segmento de mercado escolarizado, com altos rendimentos, que aprecia viajar e cujos comportamentos de consumidor são muito específicos. Percebê-los trará implicações positivas para a oferta turística diretamente ligada ao mundo LGBTI que poderá ser mais orientada para o aumento do nível de satisfação do consumidor. O estudo permitiu ainda concluir que Portugal poderá ter potencial para apostar neste segmento, já que foi considerado um destino LGBTI-friendly pelo turista gay e um bom país para acolher a organização do EuroPride 2022; Abstract: LGBTI Tourism: the experience in Variações association
Tourism is currently considered one of the most important economic activities in the world, with the potential to contribute significantly to the economic, social, cultural and environmental development of destinations that invest in its development. Considering the increase in the LGBTI community and, consequently, the increase in tourist demand for LGBTI products and services, LGBTI tourism (lesbian, gay, bisexual, transsexual and intersex people) emerged.
In this context, many entities directly and indirectly linked to tourism have found ways to satisfy the needs of this increasingly demanding market segment. It was in this context that the interest in an internship at Variações, a Portuguese LGBTI Chamber of Commerce and Tourism, arose, whose main objective is to put Portugal on the LGBTI map as an LGBTI-friendly destination. The purpose of this report is therefore to report the experience of curricular internship at the association Variações - Association of Chamber of Commerce and Tourism LGBTI of Portugal.
However, it was considered that perceiving the profile of each market segment, helps to create new approaches that enhance sustainable offers and, for this reason, it was decided to join this work an extra objective: to make some contributions to increase knowledge on the LGBTI tourism market in Portugal, by conducting an empirical exploratory study on the profile of a portion of this market, the gay tourist in the city of Lisbon. This study, which used the questionnaire survey as a data collection tool, allowed us to realize that this is a segment of the school market, with high incomes, that enjoys traveling and whose consumer behaviours are very specific. Realizing them will have positive implications for the tourism offer directly linked to the LGBTI world, which may be more oriented towards increasing the level of consumer satisfaction. The study also concluded that Portugal may have the potential to bet on this segment, as it was considered an LGBTI-friendly destination by gay tourists and a good country to host the organization of EuroPride 2022. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28160 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|