Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28159

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino
Authors: Ramos, Francisco Parente
Advisors: Damas, Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e
Mira, António Ricardo Santos Fadista de
Keywords: Comunicação não-verbal
Comunicação não-verbal específica
Ensino de violino
Aula individual de violino
Educação
Ensino de música
Non-verbal communication
Specific non-verbal communication
Violin teaching
Individual violin teaching
Education
Music teaching
Issue Date: 30-Jun-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, a primeira secção deste trabalho refere-se ao relatório de estágio realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Esta primeira secção, além do contexto histórico da escola e da descrição de todos os agentes escolares nela envolvidos, relata os processos de ensino/aprendizagem da classe de violino onde o mestrando desenvolveu o seu trabalho ao longo do ano lectivo 2018/2019. A segunda secção contém uma investigação naturalista, de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), cujo objectivo é identificar a importância de determinada comunicação não-verbal específica, em contexto de aula individual de violino. Além da consulta e análise de bibliografia especializada, esta investigação foi realizada através de ficha de observação directa da acção do orientador cooperante, bloco de notas e entrevista semi-estruturada realizada ao mesmo; Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: Nonverbal Communication in Individual Violin Lessons Abstract: Inserted in the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Master’s Degree in Music Teaching at Évora University, the first section of this essay reports the training practice in Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Besides the historical background of the School, this first sections describes all the teaching agents and the violin class teaching/learning methods, where the Master’s Degree student developed his teaching during the 2018/2019 schoolyear. The second section highlights a naturalistic both qualitative and quantitative survey research, whose aim is to identify the importance a nonverbal specific communication in an individual violin lesson. Besides the research and analysis of specific bibliography, this essay includes the conclusions of direct observation and a semi-structured interview to the Master Degree’s supervisor
URI: http://hdl.handle.net/10174/28159
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Musica-Francisco_Parente_Ramos.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois