Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28159
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino |
Authors: | Ramos, Francisco Parente |
Advisors: | Damas, Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Mira, António Ricardo Santos Fadista de |
Keywords: | Comunicação não-verbal Comunicação não-verbal específica Ensino de violino Aula individual de violino Educação Ensino de música Non-verbal communication Specific non-verbal communication Violin teaching Individual violin teaching Education Music teaching |
Issue Date: | 30-Jun-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, a primeira secção deste trabalho refere-se ao relatório de estágio realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Esta primeira secção, além do contexto histórico da escola e da descrição de todos os agentes escolares nela envolvidos, relata os processos de ensino/aprendizagem da classe de violino onde o mestrando desenvolveu o seu trabalho ao longo do ano lectivo 2018/2019. A segunda secção contém uma investigação naturalista, de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), cujo objectivo é identificar a importância de determinada comunicação não-verbal específica, em contexto de aula individual de violino. Além da consulta e análise de bibliografia especializada, esta investigação foi realizada através de ficha de observação directa da acção do orientador cooperante, bloco de notas e entrevista semi-estruturada realizada ao mesmo; Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: Nonverbal Communication in Individual Violin Lessons
Abstract: Inserted in the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Master’s Degree in Music Teaching at Évora University, the first section of this essay reports the training practice in Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Besides the historical background of the School, this first sections describes all the teaching agents and the violin class teaching/learning methods, where the Master’s Degree student developed his teaching during the 2018/2019 schoolyear. The second section highlights a naturalistic both qualitative and quantitative survey research, whose aim is to identify the importance a nonverbal specific communication in an individual violin lesson. Besides the research and analysis of specific bibliography, this essay includes the conclusions of direct observation and a semi-structured interview to the Master Degree’s supervisor |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28159 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|