Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28122

Title: Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infância
Authors: Raimundo, Joana Filipa Henriques
Advisors: Santos, Maria da Graça Duarte da Silva
Keywords: Aptidões Sociais
Mediação Corporal
Programa de intervenção
Toque Corporal
Jardim de Infância
Social Skills
Bodily Mediation
Intervention program
Touch
Kindergarten
Issue Date: 14-Jul-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta investigação tem como objetivo: avaliar o impacto do programa “Toque de Chi” ao nível das aptidões sociais em crianças de Jardim de Infância do Concelho de Benavente. Nela participaram 21 educadoras responsáveis pelas 371 crianças (dos três aos seis anos de ambos os sexos) a que diz respeito o estudo. O instrumento utilizado foi a versão portuguesa de Gomes e Pereira, de 2014, da Pré escola e jardim de infância escala de comportamento - PKBS-2, 2ª Edição. “Escalas de Comportamentos para as Crianças em Idade Pré-Escolar” preenchido pelas Educadoras de Infância, em dois momentos distintos. Durante este intervalo de tempo de cerca de sete meses ocorreram, semanalmente, as sessões do programa “Toque de Chi”. Os resultados evidenciam a existência de diferenças significativas em todas as dimensões avaliadas, sendo a dimensão “Interação Social” a que apresenta uma diferença com maior significância. São também as crianças mais velhas (de cinco e seis anos) as que apresentam melhores resultados. No seu todo são os rapazes que apresentam uma maior evolução comparativamente às raparigas. O estudo permite-nos concluir que durante o tempo em que decorreu o programa “Toque de Chi” estas crianças dos Jardins de Infância do Concelho de Benavente desenvolveram significativamente as suas aptidões sociais. Outros estudos serão necessários no sentido de poder controlar todas as variáveis que possam eventualmente ter impacto nos resultados; Abstract: This research aim: to assess the impact of the program “Toque de Chi” on social skills in children of Kindergartens from the Municipality of Benevento. In this research participated 21 educators, responsible for the 371 children (from three to six years old, of both sexes) who constitute de study’s sample? The measure used was the Portuguese version of the Preschool and Kindergarten Behavior Scale- PKBS-2, 2nd Edition (Gomes &Pereira, 2014) that was completed by the Kindergarten Educators, at two different moments. Between these 2 moments (seven months), there were weekly sessions of the “Toque de Chi” program. Results shows significant differences in all the dimensions evaluated, with the most significant difference in “Social Interaction” dimension. Data also shows that the oldest children (five and six years old) have the best improvement in the scale’s dimensions. Moreover, there are sex differences, as boys show a greater evolution compared to girls. The study allows us to conclude that during the program “Toque de Chi” these children from Kindergartens of Municipality of Benevento have developed significantly their social skills. Further studies will be necessary in order to be able to control all other variables that may have an impact on the results.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28122
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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