Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27984

Title: Toque corporal e problemas de comportamento em crianças de idade pré-escolar: um estudo sobre o programa "Toque de Chi"
Authors: Dores, Tiago Filipe Parrado
Advisors: Santos, Maria da Graça Duarte da Silva
Keywords: Problemas de Comportamento
Relação Interpessoal
Toque Corporal
Mediação Corporal
Programa de intervenção
Jardim de Infância
Behaviour problems
Interpersonal relationship
Body Touch
Body Mediation
Intervention program
Kindergarten
Issue Date: 2-Jul-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta investigação tem como objetivo avaliar o impacto do programa de toque e massagem corporal, “Toque de Chi”, ao nível dos problemas de comportamento, (exteriorizados e interiorizados), em crianças de Jardim de Infância do Concelho de Benavente. Neste estudo participaram 21 educadoras responsáveis pelas 371 crianças, de ambos os sexos e idades compreendidas entre os três e os seis anos. A avaliação da intervenção através do programa foi realizada com recurso às escalas PKBSpt, versão portuguesa de Gomes e Pereira, de 2014, da Escala de Comportamento Pré-escolar e jardim de infância - PKBS-2, 2ª Edição, preenchidas pelas educadoras de infância em dois momentos distintos. Entre os dois momentos de avaliação (cerca de sete meses), decorreram semanalmente as sessões do programa “Toque de Chi”. Os resultados evidenciam a existência de melhorias significativas em todas as subescalas e dimensões avaliadas (tanto para rapazes como para raparigas), sendo as dimensões “Evitamento Social” e “Atenção/Atividade excessiva” as que apresentam uma diferença com maior significância. As crianças mais velhas apresentam melhores resultados relativamente às crianças mais novas. Os rapazes apresentam uma maior evolução face às raparigas. O estudo permite-nos concluir que a aplicação do programa “Toque de Chi” teve impacto ao nível da diminuição de ocorrência de problemas de comportamento nestas crianças de Jardins de Infância do Concelho de Benavente; Body touch and behavior problems in children of preschool age: a study on the “Chi Touch” program Abstract: This investigation aims to assess the impact of the touch and body massage program, “Toque de Chi”, in terms of behaviour problems, (externalized and internalized), in children from Kindergarten in the Municipality of Benavente. This study involved 21 educators responsible for 371 children, of both sexes and ages between three and six years old. The evaluation of the intervention through the program was carried out using the PKBSpt scales, Portuguese version of Gomes and Pereira, of 2014, of the Pre-school and Kindergarten Behaviour Scale - PKBS-2, 2nd Edition, completed by kindergarten teachers in two distinct moments. Between the two evaluation moments (about seven months), sessions of the “Toque de Chi” program took place weekly. The results show the existence of significant improvements in all the subscales and dimensions evaluated (for both boys and girls), with the dimensions “Social Avoidance” and “Excessive Attention / Activity” being the ones with the most significant difference. Older children perform better than younger children. Boys show a greater evolution compared to girls. The study allows us to conclude that the application of the “Toque de Chi” program had an impact in terms of the decrease in the occurrence of behaviour problems in these children from Kindergartens in the Municipality of Benavente.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27984
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Psicologia-Tiago_Filipe_Parrado_Dores.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois