|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27877
|
Title: | Capital Humano, Desenvolvimento Sustentável e Ensino Superior |
Authors: | Ramos, Isabel Joaquina Lucas, Maria Raquel Rego, Maria da Conceição |
Editors: | Instituto Federal de Brasília |
Keywords: | Capital Humano Desenvolvimento Sustentável Ensino Superior |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | IFB-Instituto Federal de Brasília |
Citation: | Ramos, I. J., Lucas, M. R., & Rego, M. C. (2020). Capital Humano, Desenvolvimento Sustentável e Ensino Superior. In Anais 9ª Conferência FORGES – O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa, Brasília, 20-22 de novembro 2019 (pp. 244-255). Brasília: Instituto Federal de Brasília. ISBN: 978-65-990276-1-1. |
Abstract: | Em 2015, a Organização dos Nações Unidas aprova 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, deixando clara a necessidade de reforçar uma mudança de atitude que assegure o equilíbrio entre as dimensões económica, social e ambiental e apelando fortemente à integração de esforços e envolvimento dos diferentes atores da sociedade civil tendo em vista concretizar o objetivo principal da Agenda: assegurar direitos humanos iguais para todos. O conceito de desenvolvimento sustentável, comumente assente sobretudo nos pilares de capital ambiental, capital social e capital económico, deve assim reforçar a componente do capital humano (regra geral associada ao capital social), na medida em que todas as formas de capital assentam em valores a partir dos quais as decisões são tomadas. O capital humano, entendido como força motriz do desenvolvimento económico, bem-estar social e sustentabilidade ambiental, é fundamental para a aquisição do conhecimento necessário a uma maior tomada de consciência individual e coletiva, desempenhando um papel fundamental na forma como as sociedades se organizam e funcionam. O conhecimento adquirido através da educação é a base do desenvolvimento do capital humano, sem a qual não existe desenvolvimento sustentável. A investigação e a inovação são igualmente essenciais, pelo que as Instituições de Ensino Superior (IES) são indispensáveis ao nível do ensino, da investigação e da extensão, criando soluções conjuntas e inovadoras com outras instituições de investigação, com as comunidades e os cidadãos e com instituições públicas e privadas, que permitam ultrapassar os desafios que ainda hoje se colocam à conciliação entre produção e consumo, aumento da qualidade de vida e manutenção do ambiente local e global. Este artigo pretende explorar os conceitos e as relações que se estabelecem entre eles, e de que forma podem as IES constituir uma âncora indispensável ao desenvolvimento do conhecimento necessário à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27877 |
ISBN: | 978-65-990276-1-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|