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http://hdl.handle.net/10174/27868
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Title: | Biodiversidade musealizada: formas que comunicam |
Authors: | Soler, Mariana Galera |
Advisors: | Lopes, Maria Margaret Ferreira, Maria de Fátima Nunes |
Keywords: | Museus de história natural Exposições Biodiversidade Museografia Coleções zoológicas Natural history museums Exhibitions Biodiversity Museography Zoological collections |
Issue Date: | 16-Mar-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nesta tese discutimos a museografia de museus de história natural como meio de registo de
práticas científicas e museológicas. A partir de ampla revisão na literatura, fontes documentais e
visitas técnicas, foi construído um modelo teórico de padrões museográficos, formas de expor
acervos científicos associadas ao design, tipo de acervo, textos, iluminação, recursos audiovisuais e
multimédia e o posicionamento do acervo e do visitante perante o discurso museológico, desde o
século XIX até a atualidade. Embora os padrões tenham sido desenvolvidos em contextos
específicos, estes podem ser contemporâneos, sendo possível diferentes modos de expor numa
mesma instituição e/ou exposição. Encontramos ainda padrões semelhantes em diferentes museus,
evidenciando o contacto entre instituições e a circulação de conhecimentos, ideias e objetos. Os
padrões propostos foram aplicado a cinco exposições de museus de história natural,
contemporâneas, lusófonas (Brasil e Portugal) e que abordaram biodiversidade “Conchas Corais e
Borboletas”; “Biodiversidade: conhecer para preservar”; “Galeria da Biodiversidade”; “Reis da Europa
Selvagem” e “Specere”. Utilizamos o conceito “biodiversidade”, como marcador temporal e garantia
de um ponto de articulação entre os discursos das exposições analisadas. Partimos de uma Matriz
que sumarizou em indicadores os padrões e a características das exposições. Entre as questões que
identificamos como determinantes (objetivo, tipo de instituição, tema e acervo), a constituição da
equipa curatorial foi crucial. A ausência de algumas práticas científicas e museológicas, a
invisibilidades de determinados profissionais e conhecimentos reafirmam a autoridade das ciências
naturais e dos museus, por conseguinte, dos investigadores perante a assistência. Constatamos que
ainda mais recente que a conceção de biodiversidade são modos de expor que permitam
experienciá-la, uma vez que viabilizar exposições sobre tal conceito implica em também interagir
com as múltiplas perspetivas de sua crise e permitir o posicionamento crítico do visitante; Musealized Biodiversity: Forms and Ways that Comunicate
ABSTRACT:
In this thesis we discuss a natural history museum as a means of recording scientific and
museum practices. Based on broad literature review, archives and technical visits, we propose a
theoretical model of museographic pattern: forms of exportation of scientific objects related to
design, type of collection, texts, lighting, audiovisual and multimedia resources and the role of the
collection and the visitor in museological discourse, from the nineteenth century to the present.
Although patterns have been developed in specific contexts, they may be contemporary, with
different ways of exhibition being possible within the same institution and / or exhibition. It also found
similar patterns in different museums, evidence or contact between institutions and circulation of
knowledge, ideas and objects. Our theorical model were applied to five exhibitions of museums of
natural history, contemporary, Lusophone (Brazil and Portugal) that addressed the biodiversity:
“Conchas Corais e Borboletas”; “Biodiversidade: conhecer para preservar”; “Galeria da
Biodiversidade”; “Reis da Europa Selvagem” e “Specere”. We use the concept “biodiversity” as a
temporal marker and a point of articulation among the exhibitions analyzed. We started the analysis
from a Matrix that summarized in indicators the patterns and characteristics of the exhibitions. The
curatorial team constitution was crucial among the issues that identify as determinants to the way
and forms in exhibition (other issue identified: objective, type of institution, theme and collection).
The lack of some scientific and museological practices, the invisibility of professionals and
knowledge reaffirm the authority of the natural sciences and museums, that is researchers authority
on visitors. We have found that even more recent than the conception of biodiversity are ways of
exposing that allow to experience it. Since enabling biodiversity exhibitions also means interacting
with the multiple perspectives of its crisis and allowing critical visitor positioning |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27868 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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