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http://hdl.handle.net/10174/27867
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Title: | Ensinar e aprender inglês no ensino secundário com recurso a estratégia de aprendizagem invertida |
Authors: | Sousa, Sandra Emília Barros de |
Advisors: | Ramos, José Luís Pires |
Keywords: | Ensinar e Aprender Inglês Ensino Secundário Abordagens Ativas e Centradas no Aluno Estratégia de Aprendizagem Invertida Tecnologia Educativa Teach and Learn English Secondary Education Active and Student-Centered Learning Inverted Learning Strategy Digital Technology |
Issue Date: | 3-Apr-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O ensino e aprendizagem da língua inglesa exige o desenvolvimento de competências de
comunicação através de contextos autênticos e reflexivos, porém o modelo tradicional de
ensino, pautado em estruturas gramaticais, vocabulários e leitura, não oferece tempo
suficiente em sala de aula para os alunos interagirem com a língua-alvo.
Em resposta a este problema, a aprendizagem invertida vem sendo apontada como uma
abordagem viável no campo da segunda língua, visto que esta estratégia desloca a instrução
conceitual e factual dos conteúdos, geralmente, fornecido por meio das tecnologias digitais,
para fora da sala de aula e na aula presencial, oferece oportunidade de aprendizagens ativa
e centrada no aluno.
O objetivo deste estudo “quase experimental” consiste em investigar a teoria da aprendizagem
ativa e centrada no aluno, comparando a estratégia de aprendizagem invertida (variável
independente) nos resultados de aprendizagem, no tempo de oportunidade para aprender, na
motivação e envolvimento dos alunos para a aprendizagem (variáveis dependentes) com um
ambiente tradicional de ensino.
A população corresponde aos alunos do 10°ano de escolaridade de uma escola do concelho
de Lisboa, na disciplina de Inglês.
Numa estratégia de “triangulação metodológica”, foram utilizados diversos instrumentos de
recolha de dados, nomeadamente: testes de avaliação, questionários, observações,
entrevistas. Sendo, os resultados destes, submetidos à análise estatística e análise de
conteúdo.
Os dados recolhidos de ambas as análises não convergiram entre si, exceto o tempo de
oportunidade para aprender. Por esse motivo, recomenda-se que o estudo seja repetido com
um tamanho de amostra maior, usando um design de métodos mistos com docentes
experientes na abordagem de sala de aula invertida, de modo que mesmo as pequenas
diferenças nos resultados de aprendizagem, na motivação e envolvimento dos alunos para a
aprendizagem possam ser detectadas e que apresentem resultados conclusivos; ABSTRACT:
Teach and Learn English in Secondary Education Using the Inverted Learning
Strategy
Teaching and learning the English language require the development of communication skills
through authentic and reflective contexts, but the traditional teaching model, based on
grammatical structures, vocabulary, and reading, does not provide enough classroom time for
students to interact with each other on the target language.
In response to this problem, inverted learning has been touted as a viable approach in the
second language field, as this strategy shifts the conceptual and factual instruction of content,
usually provided through digital technologies, out of the classroom, and in a face-to-face class,
it offers active Student-centered learning opportunities.
The objective of this “quasi-experimental” study is to investigate active and student-centered
learning theory by comparing an inverted learning strategy (independent variable) on learning
outcomes, on time to learn, on motivation and on student involvement for learning (dependent
variables) with a traditional teaching environment.
The population corresponds to the students of the 10th grade of a school of the municipality of
Lisbon, in the English subject.
In a “methodological triangulation” strategy, various data collection instruments were used,
namely: assessment tests, questionnaires, observations, interviews. Therefore, their results
were submitted to statistical analysis and content analysis.
The data collected from both analyses did not converge except for the opportune time to learn.
For this reason, it is recommended that the study should be repeated with a sample size larger,
using a mixed-method design with experienced teachers in the inverted classroom approach,
so that even small differences in learning outcomes, motivation and student involvement for
learning can be detected and provide conclusive results. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27867 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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