|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27850
|
Title: | Imagens da mulher n' A Paródia (1900-1905): a ironia na voz de Bordalo Pinheiro |
Authors: | Guimarães, João Paulo Duque Lobe |
Advisors: | Guimarães, Adriana Mello Onofre, Ana Luísa Liberato Vieira Vilela Anileiro |
Keywords: | A Paródia Rafael Bordalo Pinheiro Jornalismo satírico Imagologia Estudos de Género A Paródia Rafael Bordalo Pinheiro News satire Imagology Gender Studies |
Issue Date: | 11-Mar-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta tese pretende analisar as imagens de mulheres no semanário A Paródia
(1900-1905) de Rafael e Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, tendo particular ênfase na
ironia que perpassa em toda a obra gráfica de Bordalo. Para o efeito, dividimos a tese em
três capítulos.
No primeiro, fazemos a caracterização do nosso objeto de estudo: conceitos de
jornalismo satírico, a integração da caricatura como género literário, as características da
notícia satírica e alguns conceitos de sátira gráfica. Analisamos este jornal na história do
jornalismo e do jornalismo satírico da época em que foi publicado, referindo alguns
exemplos estrangeiros. Por fim, traçamos a biografia dos seus principais criadores.
No segundo capítulo, contextualizamos a época em questão, tanto ao nível político
como artístico e em termos da história das mulheres. Finalmente, referimos o papel que a
imprensa desempenha na construção de género.
No terceiro capítulo, temos especial atenção com as ferramentas que nos vão
permitir fazer a análise: a iconologia, a literacia visual e aquele que pode ser considerado
o código próprio da caricatura. Este código é subsidiário da Teoria Geral do Humor
Verbal e da análise do discurso humorístico. O ato humorístico, segundo Charaudeau,
utiliza tanto procedimentos linguísticos como discursivos e tem os seus efeitos de
conivência. Após referirmos a importância da Imagologia, procedemos à análise de
estereótipos de atrizes estrangeiras, à análise de imagens de outras mulheres que foram
representadas n’ A Paródia, referimos a condição dos estereótipos detetados como
redução do papel da mulher na época e, finalmente, procedemos a uma análise de
estereótipos de representações femininas de personagens masculinos, que se podem
considerar os travestimentos tão comuns em Rafael Bordalo Pinheiro; Abstract:
This doctoral thesis aims to analyse women’s images in the weekly newspaper A
Paródia (1900-1905) by Rafael and Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, with emphasis on
the irony that spreads through the entire graphic work of Bordalo. With this purpose in
mind, we proceeded to the division of the thesis in three chapters.
In the first one, we characterize our object of study: concepts of satirical
journalism, the integration of the caricature as a literary genre, the characteristics of
satirical news and some concepts of graphic satire. We analyse this newspaper in the
history of journalism and of satirical journalism until the time it was published, referring
to some foreign examples, like French, Brazilian and North American. Finally, we refer
to the biography of its main creators.
In the second chapter, we contextualize the period in question, politically,
artistically and in terms of women's history. Finally, we mention the role that the press
plays in construction of gender.
In the third chapter, we consider the tools that will allow us to develop the
analysis: iconology, visual literacy and what can be called the caricature's specific code.
In order to understand it we need to consider the contributions of the General Theory of
Verbal Humor as well as humorous speech analysis. The humorous act according to
Charaudeau involves linguistic and discursive procedures and has its own effects of
connivance. After considering the importance of Imagology, we analyse the stereotypes
of foreign actresses, as well as the images of other women represented in the newspaper,
we refer to the condition of the stereotypes detected and which were determinant to reduce
the role of women at the time, and finally we analyse female stereotypes representation
of male characters, which can be called the travestisms that were so frequent in Rafael
Bordalo Pinheiro. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27850 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|