Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27850

Title: Imagens da mulher n' A Paródia (1900-1905): a ironia na voz de Bordalo Pinheiro
Authors: Guimarães, João Paulo Duque Lobe
Advisors: Guimarães, Adriana Mello
Onofre, Ana Luísa Liberato Vieira Vilela Anileiro
Keywords: A Paródia
Rafael Bordalo Pinheiro
Jornalismo satírico
Imagologia
Estudos de Género
A Paródia
Rafael Bordalo Pinheiro
News satire
Imagology
Gender Studies
Issue Date: 11-Mar-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta tese pretende analisar as imagens de mulheres no semanário A Paródia (1900-1905) de Rafael e Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, tendo particular ênfase na ironia que perpassa em toda a obra gráfica de Bordalo. Para o efeito, dividimos a tese em três capítulos. No primeiro, fazemos a caracterização do nosso objeto de estudo: conceitos de jornalismo satírico, a integração da caricatura como género literário, as características da notícia satírica e alguns conceitos de sátira gráfica. Analisamos este jornal na história do jornalismo e do jornalismo satírico da época em que foi publicado, referindo alguns exemplos estrangeiros. Por fim, traçamos a biografia dos seus principais criadores. No segundo capítulo, contextualizamos a época em questão, tanto ao nível político como artístico e em termos da história das mulheres. Finalmente, referimos o papel que a imprensa desempenha na construção de género. No terceiro capítulo, temos especial atenção com as ferramentas que nos vão permitir fazer a análise: a iconologia, a literacia visual e aquele que pode ser considerado o código próprio da caricatura. Este código é subsidiário da Teoria Geral do Humor Verbal e da análise do discurso humorístico. O ato humorístico, segundo Charaudeau, utiliza tanto procedimentos linguísticos como discursivos e tem os seus efeitos de conivência. Após referirmos a importância da Imagologia, procedemos à análise de estereótipos de atrizes estrangeiras, à análise de imagens de outras mulheres que foram representadas n’ A Paródia, referimos a condição dos estereótipos detetados como redução do papel da mulher na época e, finalmente, procedemos a uma análise de estereótipos de representações femininas de personagens masculinos, que se podem considerar os travestimentos tão comuns em Rafael Bordalo Pinheiro; Abstract: This doctoral thesis aims to analyse women’s images in the weekly newspaper A Paródia (1900-1905) by Rafael and Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, with emphasis on the irony that spreads through the entire graphic work of Bordalo. With this purpose in mind, we proceeded to the division of the thesis in three chapters. In the first one, we characterize our object of study: concepts of satirical journalism, the integration of the caricature as a literary genre, the characteristics of satirical news and some concepts of graphic satire. We analyse this newspaper in the history of journalism and of satirical journalism until the time it was published, referring to some foreign examples, like French, Brazilian and North American. Finally, we refer to the biography of its main creators. In the second chapter, we contextualize the period in question, politically, artistically and in terms of women's history. Finally, we mention the role that the press plays in construction of gender. In the third chapter, we consider the tools that will allow us to develop the analysis: iconology, visual literacy and what can be called the caricature's specific code. In order to understand it we need to consider the contributions of the General Theory of Verbal Humor as well as humorous speech analysis. The humorous act according to Charaudeau involves linguistic and discursive procedures and has its own effects of connivance. After considering the importance of Imagology, we analyse the stereotypes of foreign actresses, as well as the images of other women represented in the newspaper, we refer to the condition of the stereotypes detected and which were determinant to reduce the role of women at the time, and finally we analyse female stereotypes representation of male characters, which can be called the travestisms that were so frequent in Rafael Bordalo Pinheiro.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27850
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Literatura-Joao_Paulo_Duque_Lobe_Guimaraes.pdf7.11 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois