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http://hdl.handle.net/10174/27838
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Title: | A formação de estudantes do Ensino Médio integrado no Brasil: contributos para os estudos sobre programas de extensão em Institutos Federais |
Authors: | Oliveira, João Paulo de |
Advisors: | Costa, Conceição Leal da |
Keywords: | Institutos Federais Extensão Programa de Apoio Institucional à Extensão Ensino Médio Integrado Formação técnica e humana Federal Institutes Extension Institutional Support to Extension Program Integrated High School Technical and Human Formation |
Issue Date: | 20-Mar-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades ofertadas nos Institutos Federais e
visa formar educandos em uma perspectiva integral, ou seja, garantir uma formação técnica e
humana. Assim, acreditamos que a extensão ao estimular processos de aprendizagem em
contexto comunitário, pode contribuir com essa formação holística. Nesse contexto, o Instituto
Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) implementa o Programa de Apoio Institucional à
Extensão (PAIE), que atende aos 21 campi da Instituição e este Programa se constitui como
uma política com possibilidades de desenvolver aprendizagens em comunidade. Nesta pesquisa
tivemos como objetivo conhecer e compreender como o PAIE contribui com a formação de
estudantes extensionistas do Ensino Médio Integrado no Campus Mossoró do IFRN. A
investigação de natureza qualitativa assumiu um paradigma interpretativo, tendo como
modalidade a realização de um estudo de caso único integrado. Para tanto, selecionamos
documentos e realizamos observações de campo e entrevistas com estudantes e lideranças do
PAIE. Após a recolha/produção de dados procedemos à análise e interpretação de conteúdo
com suporte do N-Vivo. Em seguida efetuamos a triangulação das fontes de evidências, a fim
de compreender os sentidos dos dados e como eles corroboravam a questão central da tese. O
estudo identifica contributos relacionados a dois eixos da formação: profissionalização e
desenvolvimento humano. No primeiro eixo encontramos evidências como: participação do
estudante na construção do seu próprio currículo; articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
integração curricular entre os conhecimentos técnicos e gerais; e ainda, construção de
aprendizados mútuos. No segundo eixo destacamos o desenvolvimento crítico e consciente dos
estudantes sobre a realidade, bem como o desenvolvimento de valores, atitudes e
comportamentos relacionados à educação para a cidadania. Portanto, defendemos que o PAIE
pode trazer contributos para a formação integral dos estudantes e para o fortalecimento da
extensão como prática educativa no EMI; ABSTRACT:
Students education in the Integrated Secondary School in Brazil: contributions to the
studies on extension programs in Federal Institutes
The Integrated High School is one of the modalities offered in the Federal Institutes (IF). It
aims to train students in a comprehensive perspective, that is, to develop training processes that
guarantee a technical and human formation. Thus, we believe that extension, by stimulates
learning processes in a community context, can contribute to this holistic formation. In this
context, the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN) implements the Institutional
Support to Extension Program (PAIE) in its 21 campuses and this program constitutes a policy
with possibilities to develop community learning. In this research we aimed at knowing and
understanding how PAIE contributes to the extension students’ education in Integrated High
School at IFRN Mossoró Campus. The qualitative research used an interpretative paradigm,
having as method a single case study. Therefore, we selected documents and did observations
and interviews with students and PAIE leaders. After data collection, we proceeded to content
analysis and interpretation, supported by N-Vivo. Then, the triangulation of sources of
evidence was done, in order to understand the meanings of the data and how they corroborated
the central issue of the thesis. The study points out contributions related to two training axes:
professionalization and human development. In the first axe we found evidence, such as,
student participation in the construction of their curriculum; articulation of teaching, research
and extension; curriculum integration of technical and general knowledge; and also the
building of mutual learning. In the second axe we highlight the critical and conscious
development of students about reality, as well as the development of values, attitudes and
behaviors related to education for citizenship. Therefore, we argue that PAIE can make
contributions to a wider students’ formation and to the strengthening of extension as an
educational practice in Integrated High School. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27838 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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