|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27833
|
Title: | A formação inicial e contínua dos oficiais das FAA: o caso da Academia Militar do Exército |
Authors: | Africano, Luzia José |
Advisors: | Favinha, Marília |
Keywords: | Desenvolvimento Profissional Formação Contínua Forças Armadas Qualidade Ensino Professional Development Continuing Education Armed Forces Quality Teaching |
Issue Date: | 6-Mar-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho de investigação teve como objetivo desenvolver um estudo, sobre uma
questão premente, em educação, em Angola: A Formação Inicial e Contínua dos Oficiais das
FAA: o caso da Academia Militar do Exército (AME Y). Sendo também um contributo para o
conhecimento de modo a que venha possibilitar o desenvolvimento de novos métodos de
ensino, e colmatar lacunas da formação inicial. Situa-se no âmbito da formação contínua, que
compreende o conhecimento académico e as experiências pessoais e profissionais, que trazem
benefício direto ou indireto para estes militares e de que forma a qualidade desta formação
interfere no desempenho profissional. Esta investigação permitiu-nos conhecer assim, a
experiência dos militares, do ponto de vista da aquisição de competências e do
desenvolvimento profissional.
Do ponto de vista metodológico optámos por realizar um estudo de natureza
quantitativa, recorrendo ao método de recolha de dados através inquérito por questionário e
legislação.
Os resultados desta investigação apontam para uma formação inicial desatualizada, e
uma grande falta de uma reformulação dos programas curriculares dos cursos, bem como com
um défice de formação contínua, como forma a aperfeiçoar os métodos didáticos e recursos
que estes militares, enquanto professores da própria Academia Militar utilizam para lecionar
as suas aulas. Esperamos que estes resultados possam produzir conhecimento que possibilitem
aos oficiais assumirem um papel mais ativo e colaborativo na conceção e implementação de
ações de formação que contribuam para o seu desenvolvimento profissional e para a aquisição
de competências; ABSTRACT:
With research work aimed to develop a study on a pressing issue in education in
Angola: Initial and Continuing Training of FAA Officers: the case of Military Academy of
the army (AME Y). It is also a contribution to knowledge in order to enable the development
of new teaching methods, and to fill gaps in initial training. This work is in the context of
continuing education, which includes academic knowledge and personal and professional
experiences, which bring direct or indirect benefit to these military personnel and how the
quality of this training interferes with professional performance. This research allowed us to
know the experience of the military from the point of view of skills acquisition and
professional development. From the methodological point of view we chose to conduct a
quantitative study, using the method of questionnaire survey and legislation.
The results of this investigation point to an outdated initial formation, and a great lack
of a reformulation of the curricular programs of the courses, as well as a lack of continuous
formation, as a way to perfect the didactic methods and resources that these military, as
teachers of their own. Military Academy use to teach their classes. We hope that the results of
this investigation can produce knowledge that enables officers to assume a more active and
collaborative role in the design and implementation of training actions that contribute to their
professional development and skills acquisition. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27833 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|