|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27784
|
Title: | A Exploração de Padrões num Contexto de Tarefas de Investição: Um Estudo de Caso no 8º Ano de Escolaridade |
Authors: | Barbosa, Elsa Borralho, António |
Keywords: | Padrões Tarefas de investigação 3º ciclo do ensino básico |
Issue Date: | 2006 |
Citation: | Barbosa, E. & Borralho, A. (2006). A Exploração de Padrões num Contexto de Tarefas de Investigação: Um Estudo de Caso no 8º Ano de Escolaridade. Actas do XVII SIEM (s/p). Lisboa: APM. |
Abstract: | competência em álgebra é bastante útil para o estudante na sua vida de todos
os dias e para prosseguimento de estudos. Deste modo, todos devem aprender Álgebra
(NCTM, 2000). No entanto, o seu estudo está fortemente ligado à manipulação
simbólica e à resolução de equações. Mas a Álgebra é mais do que isso. Os alunos
precisam de entender os conceitos algébricos, as estruturas e princípios que regem as
manipulações simbólicas e como estes símbolos podem ser utilizados para traduzir
ideias matemáticas. Quem não tiver uma capacidade razoável de trabalhar com
números e suas operações e de entender e usar a linguagem abstracta da Álgebra fica
ipso facto seriamente limitado nas suas opções escolares profissionais e no seu
exercício da cidadania democrática (Ponte, 2006, p.5).
As actividades algébricas podem ser, como afirmam Brocardo, Delgado,
Mendes, Rocha e Serrazina (2006) e Soares, Blanton e Kaput (2005), geradas a partir de
actividades numéricas. A forma como o problema é apresentado pode transformar um
simples problema aritmético num algébrico. Facilmente se transformam problemas com
respostas numéricas simples em novas situações onde os alunos têm a possibilidade de
conjecturar, construir padrões, generalizar e justificar factos e relações matemáticas,
conduzindo os alunos a utilizar capacidades de pensamento de ordem superior. A
resolução de problemas que envolvem padrões, por um lado salientam a exploração,
investigação, conjectura e prova e, por outro, não menos importante, são interessantes e
desafiadoras para os alunos (Vale e Pimentel, 2005). |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27784 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|