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http://hdl.handle.net/10174/27745
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Title: | Mercado do vinho biológico português: comportamento e perfil do consumidor |
Authors: | Moya, Keylor Humberto Villalobos |
Advisors: | Lucas, Maria Raquel |
Keywords: | Comportamento do consumidor Fatores influenciadores Perfil do consumidor Vinho biológico Consumer behavior Consumers profile Influencing factors Organic wine |
Issue Date: | 12-Sep-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nos últimos anos, o vinho biológico tem evoluído de forma positiva na produção e no
consumo, dada a uma maior preocupação ambiental e consciência com a saúde dos
consumidores, embora continue a ser uma atividade económica em Portugal com um
mercado muito reduzido em comparação com outros países da União Europeia, e com
outros produtos de origem agro-alimentar Bio. Deste modo, pretendeu-se analisar o
comportamento do consumidor em relação ao vinho biológico, nomeadamente na
identificação e caracterização; considerando variáveis como hábitos de consumo e
compra, grau de conhecimento, a sua perceção sobre atributos do vinho biológico, estilo
de vida, consciência pela saúde e sensibilidade ao preço, testando alguns deles para
perceber quais podiam ter uma correlação linear com a atitude e a intenção de compra,
consumo e recomendação. Isto foi testado a partir de análises de regressão múltipla.
Finalmente foi realizada uma análise cluster para obtenção de segmentos de
consumidores com disposição ao consumo e compra de vinho biológico. A investigação
foi descritiva, com levantamento de dados quantitativos a partir de um questionário online
disponível durante três meses (março-maio 2019). Os resultados evidenciaram
necessidades dos consumidores, que podem ser base para estratégias de marketing. Além
disso, conseguiu-se determinar o perfil do consumidor destes tipos de vinhos e explicar a
importância da perceção sobre atributos do vinho biológico, atitudes, e a consciência pela
saúde como fatores determinantes na disposição de compra, consumo e recomendação; Abstract;
During the past years, organic wine has evolved positively in production and
consumption, due to a major environmental concern and awareness of consumer health,
however it remains an economic activity with a very small market in Portugal comparing
to other countries of the European Union and other agro-food products. Therefore, the
objective was to analyze consumer behavior in relation to organic wine, properly related
to identification and characterization; considering variables such as consumption and
purchasing habits, degree of knowledge, their perception on attributes of organic wine,
healthy lifestyle, health awareness and price consciousness, testing some of them to see
which could have a linear correlation on attitude and intentions of purchase, consumption
and recommendation. This was tested from multiple regression analysis. Finally, a cluster
analysis was performed to obtain segments of consumers with potential for consumption
and purchase of organic wine. The research was descriptive, with quantitative data
collection from an online questionnaire available for three months (March-May 2019).
The results disclosed consumer needs, that could be the basis for marketing strategies. In
addition, it was possible to determine the consumer profile of these types of wines and
explain the importance of the perception of organic wine attributes, attitudes and health
conscience as determinant factors on intentions to purchase, consumption and
recommendation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27745 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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