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http://hdl.handle.net/10174/27721
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Title: | O perfil do cliente do comércio tradicional. Caso: cidade de Évora |
Authors: | Hortinhas, Anabela Roma das Mercês |
Advisors: | Silvério, Marta da Conceição Cruz Lucas, Maria Raquel |
Keywords: | Comércio tradicional Perfil do cliente Processo de decisão de compra Segmentação Fatores de decisão Customer profile Purchase decision process Traditional commerce Segmentation Decision factors |
Issue Date: | 12-Feb-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Évora, identificada pela UNESCO em 1986, como Património da Humanidade, é uma cidade
contemporânea, que se revê pela economia, cultura e população. O comércio é essencial para a
economia da cidade proporcionando emprego a uma parte considerável dos seus habitantes,
contribuindo, portanto, para a sua sustentabilidade.
O presente trabalho tem como propósito caracterizar o perfil do cliente do comércio tradicional sendo
tomado como estudo de caso a cidade de Évora.
A investigação recorre à pesquisa exploratória através de consulta de fontes secundárias e focus group
e da realização de uma pesquisa conclusiva com recurso à aplicação de um questionário a indivíduos
com mais de 18 anos que residam em Évora e que efetuem compras no comércio tradicional.
Os dados resultantes do estudo foram analisados com recurso à análise de conteúdo, à estatística
descritiva, análises fatorial, de clusters e discriminante.
Os resultados da investigação identificaram dois tipos de clientes distintos no comércio tradicional: os
clientes fiéis e os não fiéis. Da mesma forma foi possível distinguir seis fatores que influenciam os
clientes no processo de tomada de decisão de compra: a diversificação, a comunicação, o emocional,
a indecisão, a exigência e o atendimento. Estes elementos juntamente com o estudo da caracterização
socioeconómica contribuíram para definir o perfil do cliente do comércio tradicional da cidade de
Évora; Abstract:
The Traditional Trade Customer Profile. Case: City of Évora
Évora, identified by UNESCO in 1986 as a World Heritage Site, is a contemporary city, noted by its
economy, culture and population. Trade is essential for the city's economy, providing employment to
a considerable part of its inhabitants, thus contributing to its sustainability.
The purpose of this work is to characterize the profile of the traditional trade customer, taking the city
of Évora as a case study.
The investigation uses exploratory research through consultation with secondary sources and focus
groups and a conclusive survey using a questionnaire performed on individuals over 18 years of age,
who live in Évora and make purchases in traditional commerce.
The data resulting from the study was analyzed using content analysis, descriptive statistics, factor,
cluster and discriminant analysis.
The research results identified two different types of customers in traditional commerce: loyal and
non-loyal customers. In the same way, it was possible to distinguish six factors that influence
customers in the purchase decision-making process: diversification, communication, emotional,
indecision, demand and service. These elements together with the study of socioeconomic
characterization contributed to define the profile of the customer of traditional commerce in the city
of Évora. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27721 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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