Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27721

Title: O perfil do cliente do comércio tradicional. Caso: cidade de Évora
Authors: Hortinhas, Anabela Roma das Mercês
Advisors: Silvério, Marta da Conceição Cruz
Lucas, Maria Raquel
Keywords: Comércio tradicional
Perfil do cliente
Processo de decisão de compra
Segmentação
Fatores de decisão
Customer profile
Purchase decision process
Traditional commerce
Segmentation
Decision factors
Issue Date: 12-Feb-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Évora, identificada pela UNESCO em 1986, como Património da Humanidade, é uma cidade contemporânea, que se revê pela economia, cultura e população. O comércio é essencial para a economia da cidade proporcionando emprego a uma parte considerável dos seus habitantes, contribuindo, portanto, para a sua sustentabilidade. O presente trabalho tem como propósito caracterizar o perfil do cliente do comércio tradicional sendo tomado como estudo de caso a cidade de Évora. A investigação recorre à pesquisa exploratória através de consulta de fontes secundárias e focus group e da realização de uma pesquisa conclusiva com recurso à aplicação de um questionário a indivíduos com mais de 18 anos que residam em Évora e que efetuem compras no comércio tradicional. Os dados resultantes do estudo foram analisados com recurso à análise de conteúdo, à estatística descritiva, análises fatorial, de clusters e discriminante. Os resultados da investigação identificaram dois tipos de clientes distintos no comércio tradicional: os clientes fiéis e os não fiéis. Da mesma forma foi possível distinguir seis fatores que influenciam os clientes no processo de tomada de decisão de compra: a diversificação, a comunicação, o emocional, a indecisão, a exigência e o atendimento. Estes elementos juntamente com o estudo da caracterização socioeconómica contribuíram para definir o perfil do cliente do comércio tradicional da cidade de Évora; Abstract: The Traditional Trade Customer Profile. Case: City of Évora Évora, identified by UNESCO in 1986 as a World Heritage Site, is a contemporary city, noted by its economy, culture and population. Trade is essential for the city's economy, providing employment to a considerable part of its inhabitants, thus contributing to its sustainability. The purpose of this work is to characterize the profile of the traditional trade customer, taking the city of Évora as a case study. The investigation uses exploratory research through consultation with secondary sources and focus groups and a conclusive survey using a questionnaire performed on individuals over 18 years of age, who live in Évora and make purchases in traditional commerce. The data resulting from the study was analyzed using content analysis, descriptive statistics, factor, cluster and discriminant analysis. The research results identified two different types of customers in traditional commerce: loyal and non-loyal customers. In the same way, it was possible to distinguish six factors that influence customers in the purchase decision-making process: diversification, communication, emotional, indecision, demand and service. These elements together with the study of socioeconomic characterization contributed to define the profile of the customer of traditional commerce in the city of Évora.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27721
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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