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http://hdl.handle.net/10174/27686
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Title: | Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem estar: um estudo qualitativo em contexto pré-escolar |
Authors: | Gonçalves, Pedro Miguel Fraústo |
Advisors: | Velho, Catarina Marques Silveira Vaz |
Keywords: | Bem-estar Crianças Perspetivas das crianças Contexto pré-escolar ardim de infância Fenomenologia Experiências de bem-estar Investigação qualitativa Well-being Young children Children’s perspectives Pre-school setting Kindergarten Phenomenology Well-being experiences Qualitative research |
Issue Date: | 5-Feb-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação procurou explorar e compreender o bem-estar de crianças em idade pré-escolar. Reconhecendo as crianças como informadores competentes e privilegiados sobre as suas vidas, utilizámos uma metodologia participativa de investigação. O investigador integrou um contexto pré-escolar e, através de diálogos e entrevistas em pequenos grupos, colaborou com 36 crianças no explorar e construir de significados sobre como as crianças se sentem bem.
As crianças participantes parecem sentir-se bem quando se sentem felizes, quando brincam e se divertem e, também, quando descansam e relaxam. Experienciarem e explorarem o mundo à sua volta, sentirem-se competentes, terem liberdade em tomar decisões e fazerem aquilo que é correto e bom para si parecem também constituir experiências de bem-estar. Destaca-se a importância de relações nas quais se sentem amadas e seguras, onde a união e a disponibilidade são características essenciais. Algumas reflexões sobre o contexto pré-escolar e sobre a prática psicoterapêutica com crianças são discutidas; Children’s expressions and perspectives about their well-being: A qualitative study in a preschool setting
Abstract: The aim of this research was to explore and understand the well-being of young children. A participatory research methodology and design was constructed, recognizing children as competent and privileged informants about their lives. The adult researcher integrated a preschool setting and collaborated with 36 children, through dialogues and small group interviews, to explore and construct meanings about children’s well-being experiences.
Children seem to experience well-being when they are happy, playing and having fun and even when they are resting and relaxing. Experiencing and exploring the world around them, feeling competent, being free to make decisions for themselves and doing what is right and good for them also seem to be well-being experiences. Being involved in relationships, in which they feel loved and secure, and where togetherness can be felt seem to be fundamental for their well-being. Some reflections on kindergarten education and on psychotherapeutic practice with children are discussed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27686 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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