Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27608
|
Title: | Elementos fundamentais para uma formação de professores de elevada qualidade na área da alfabetização |
Authors: | Leite, Isabel |
Keywords: | Formação de professores Política de Alfabetização Leitura Escrita |
Issue Date: | Oct-2019 |
Abstract: | Aprender a ler e a escrever é um processo moroso e complexo cujo sucesso está intrinsecamente ligado à quantidade e à qualidade da instrução. Atualmente existe um razoável consenso quanto a como aprendemos a ler, porque é que algumas crianças têm dificuldades e quais as práticas de ensino mais eficazes. Sabemos, também, que para além da preparação no domínio da didática, os professores têm de ter um conhecimento aprofundado da língua em que vão ensinar a ler, têm de ser capazes de avaliar os progressos dos alunos e adequar a instrução ao nível de desempenho de cada criança. No entanto, diversos estudos têm mostrado que os professores carecem frequentemente do conhecimento científico necessário a um ensino da leitura e da escrita eficaz.
Para melhorar, de forma sistémica, a eficiência do ensino, diferentes estados, incluindo Portugal, têm vindo a adoptar medidas no sentido de melhorar a qualidade da formação inicial dos professores e permitir o aperfeiçoamento profissional.
Nesta comunicação apresentar-se-á o conhecimento fundamental para uma formção de elevada qualidade. Mostrar-se-á a formação dos docentes portugueses, em particular do ISCED 1, e como esta é regulada. Complementa-se com exemplos de estudos que apontam para o que deve ser melhorado. Termina-se salientando como as medidas relativas à formação de professores se devem cruzar com outras que incluem a definição dos conteúdos dos programas e de metas de aprendizagem, a avaliação de resultados e o estabelecimento de mecanismos que assegurem a provisão de materiais didácticos de qualidade. |
URI: | http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/53011 http://hdl.handle.net/10174/27608 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|