Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27538

Title: A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: AS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO FAMILIAR
Authors: PIRES, Heldemerina
Martinho, Rita
Editors: Candeias, Adelinda
Keywords: Aprendizagem ao longo da vida
Tecnologias
Família
Issue Date: 2019
Publisher: Universidadede Évora
Abstract: A evolução da sociedade e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) trazem grandes oportunidades e vantagens de comunicação, mas também desafios. Entre estes destacar a exigência de novas aprendizagens e a constante atualização de conhecimentos e competências. As TIC reúnem os elementos e as técnicas no tratamento e na transmissão de informações, principalmente a informática, a Internet e as telecomunicações (e.g., televisão, computador, videojogos, telemóveis) (Moreno & Cataño, 2010). Estas tecnologias promovem essencialmente a comunicação, mas, podem igualmente informar, educar, transmitir, entreter, formar opinião, ensinar e controlar (Moreno & Cataño, 2010). Há algumas décadas, as tecnologias têm-se introduzido no contexto familiar e nas suas rotinas tornando-se, aos poucos, imprescindíveis nas atividades e tarefas diárias (Spigel, 1992 como citado em Church, Weight, Berry & MacDonald, 2010). Segundo Morrison e Krugman (2001) estes dispositivos têm estimulado padrões de consumo com importante impacto junto de famílias com crianças e adolescentes e consequentes mudanças nas relações familiares. O aparecimento, desenvolvimento e utilização das TIC está intimamente ligado às mudanças sociais e culturais e, nas famílias, tem influenciado as suas dinâmicas (Arza, 2010). Hoje em dia, reconhece-se que as tecnologias fazem parte do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, que crescem entre uma multiplicidade de escolhas no que respeita às formas de comunicação, entretenimento, informação (Cardoso, Espanha & Lapa, 2008) e de socialização (Moreno & Cataño, 2010). Para além das modificações que vão ocorrendo no sistema familiar, ao longo do ciclo de vida são vivenciados novos desafios na família com a introdução das tecnologias (Moreno & Cataño, 2010). Como resultado das imposições sociais e académicas, as crianças e os adolescentes encontram-se rodeados de uma oferta variada, inesgotável e omnipresente de conteúdos e tecnologias de informação e comunicação (Arza, 2010). Diante desta realidade, existe a necessidade de se apropriarem de competências e conhecimentos sobre as TIC pois estas, atualmente, fazem parte da sua forma de estar e agir no quotidiano (Prados, Vicent & Estebán, 2014). De acordo com Arza (2010), para além de as tecnologias serem uma constante quase “obrigatória” na vida dos/as adolescentes, são atrativas na medida em que promovem novas formas de estabelecer relações sociais, de aceder a informações, de criar conteúdos, de comunicar, em suma, de viver em sociedade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27538
Type: article
Appears in Collections:PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro_Desenvolvimento ao longo da vida_.pdf8.27 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois