|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27538
|
Title: | A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: AS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO FAMILIAR |
Authors: | PIRES, Heldemerina Martinho, Rita |
Editors: | Candeias, Adelinda |
Keywords: | Aprendizagem ao longo da vida Tecnologias Família |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidadede Évora |
Abstract: | A evolução da sociedade e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) trazem grandes oportunidades e vantagens de comunicação, mas também desafios. Entre estes destacar a exigência de novas aprendizagens e a constante atualização de conhecimentos e competências.
As TIC reúnem os elementos e as técnicas no tratamento e na transmissão de informações, principalmente a informática, a Internet e as telecomunicações (e.g., televisão, computador, videojogos, telemóveis) (Moreno & Cataño, 2010). Estas tecnologias promovem essencialmente a comunicação, mas, podem igualmente informar, educar, transmitir, entreter, formar opinião, ensinar e controlar (Moreno & Cataño, 2010).
Há algumas décadas, as tecnologias têm-se introduzido no contexto familiar e nas suas rotinas tornando-se, aos poucos, imprescindíveis nas atividades e tarefas diárias (Spigel, 1992 como citado em Church, Weight, Berry & MacDonald, 2010). Segundo Morrison e Krugman (2001) estes dispositivos têm estimulado padrões de consumo com importante impacto junto de famílias com crianças e adolescentes e consequentes mudanças nas relações familiares.
O aparecimento, desenvolvimento e utilização das TIC está intimamente ligado às mudanças sociais e culturais e, nas famílias, tem influenciado as suas dinâmicas (Arza, 2010). Hoje em dia, reconhece-se que as tecnologias fazem parte do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, que crescem entre uma multiplicidade de escolhas no que respeita às formas de comunicação, entretenimento, informação (Cardoso, Espanha & Lapa, 2008) e de socialização (Moreno & Cataño, 2010).
Para além das modificações que vão ocorrendo no sistema familiar, ao longo do ciclo de vida são vivenciados novos desafios na família com a introdução das tecnologias (Moreno & Cataño, 2010). Como resultado das imposições sociais e académicas, as crianças e os adolescentes encontram-se rodeados de uma oferta variada, inesgotável e omnipresente de conteúdos e tecnologias de informação e comunicação (Arza, 2010). Diante desta realidade, existe a necessidade de se apropriarem de competências e conhecimentos sobre as TIC pois estas, atualmente, fazem parte da sua forma de estar e agir no quotidiano (Prados, Vicent & Estebán, 2014). De acordo com Arza (2010), para além de as tecnologias serem uma constante quase “obrigatória” na vida dos/as adolescentes, são atrativas na medida em que promovem novas formas de estabelecer relações sociais, de aceder a informações, de criar conteúdos, de comunicar, em suma, de viver em sociedade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27538 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|