Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27484
|
Title: | Aprendizagem baseada em problemas na educação geográfica. As perspetivas dos estudantes |
Authors: | Carmo, André Saraiva, Leonor |
Keywords: | Aprendizagem baseada em problemas educação geográfica |
Issue Date: | Nov-2019 |
Abstract: | Dando continuidade ao trabalho colaborativo que temos vindo a desenvolver no domínio da educação geográfica, mais concretamente ao nível da implementação da aprendizagem-baseada em problemas (ABP) e da adequação do programa e dos materiais curriculares de uma unidade curricular – População e Território – ao respetivo discurso pedagógico, o presente estudo tem como principal objetivo compreender as perspetivas dos estudantes sobre diversos aspetos relacionados com o processo de ensino-aprendizagem baseado na ABP. Para o efeito, tendo como ponto de partida os trabalhos pioneiros de Alaszewski (2006) e Chappell (2006), recorremos à análise de conteúdo de aproximadamente três dezenas de diários reflexivos elaborados pelos estudantes de duas unidades curriculares distintas – População e Território e Interculturalidade, Cidadania e Mediação – lecionadas no Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Politécnico de Lisboa, respetivamente. Os resultados, permitirão reavaliar as práticas pedagógicas levadas a cabo com base na ABP, de modo a melhorar e enriquecer os processos de ensino-aprendizagem no quadro da educação geográfica. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27484 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|