Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27365

Title: Qualidade de vida e saúde em uma perspectiva interdisciplinar – volume 6
Authors: Missias-Moreira, Ramon
Sousa, Luís Manuel Mota
Valentim, Olga Sousa
José, Helena Maria Guerreiro
Keywords: Quality of life
Nursing
Aged
Wit and Humor as subject
Qualidade de vida
Enfermagem
Idoso
Senso de Humor e Humor como assunto
Issue Date: 7-Aug-2019
Publisher: EDITORA CRV
Citation: R Missias-Moreira,R., Sousa,L.M.M., Valentim, O.S. & José, H.M.G.O. Org. (2019).Qualidade de vida e saúde em uma perspectiva interdisciplinar – volume 6. Curitiba: Editora CRV. ISBN:978-85-444-3472-7.
Abstract: O conceito e a aplicabilidade de qualidade de vida têm evoluído no cenário mundial a partir da década de sessenta, através de diferentes instrumentos de medida. Destaca-se na área das ciências o maior impulso, que se deu na década de noventa, quando a qualidade de vida relacionada à saúde ganhou mais visibilidade, a começar pelos grandes estudos de especialistas referenciados pela Organização Mundial da Saúde. Frente a isso, a incorporação de parâmetros de avaliação da qualidade de vida, considerada um indicador multidimensional num marco social e cultural determinado, passou a constituir importante elemento para a tomada de decisão e avaliação do setor. Nesta coleção, intitulada “Qualidade de vida e saúde em uma perspectiva interdisciplinar”, são discutidas temáticas que abordam a singularidade do indivíduo e se estendem até as políticas públicas em diferentes contextos de saúde-doença e suas interações. É sob essa perspectiva que os capítulos aqui expostos descrevem o percurso histórico do entendimento da saúde da população brasileira em diferentes condições de doenças e agravos que abarcam desde processos fisiológicos, como o envelhecimento, até condições de enfermidades de interesse público em sua interface com a qualidade de vida. Essas obras são continuação e ampliação das discussões iniciadas na coleção anterior “Qualidade de vida e condições de saúde de diversas populações”, que fora idealizada pelo Prof. Dr. Ramon Missias-Moreira. O trabalho minucioso e delicado, refletido na maneira como os organizadores e autores descrevem suas experiências em grupos e em pesquisas, favorece uma leitura prazerosa que incita a reflexão acerca da abordagem multiprofissional, interdisciplinar e do enfoque operacional para o campo de suas práticas.
URI: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34093-qualidade-de-vida-e-saude-em-uma-perspectiva-interdisciplinar-br-volume-6?fbclid=IwAR1pyxvD-2Xxua42nBjv6_Oef88JX_R5XJSY_xVJnBJUKYr4TBKZ5IqdVR4
http://hdl.handle.net/10174/27365
ISBN: 978-85-444-3472-7
Type: book
Appears in Collections:ENF - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
c14c452cb13eff9bd6238b554b08ce04.jpg328.32 kBJPEGView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois