Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27266
|
Title: | Perceções de professores de 1.º ciclo sobre a implementação de um programa de promoção de mudanças no processo de ensino e aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI |
Authors: | Cristóvão, Ana Verdasca, José Candeias, Adelinda |
Keywords: | Aprender para o bem-estar; competências para o século XXI; perceções de professores, projeto de investigação |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Revista Portuguesa de Investigação Educacional, nº 19 |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo analisar as perceções de sete professores do 1.º ciclo acerca da implementação de um projeto piloto assente no paradigma de «Aprender para o bem-estar», que procura a melhoria das aprendizagens através da aquisição dos conhecimentos básicos no interior do currículo formal e o desenvolvimento de capacidades habilitantes de raciocínio analítico e prático, da resiliência e responsabilidade e de competências tecnológicas, emocionais, sociais e criativas. O corpus da análise de conteúdo é constituído por sete entrevistas. Foram codificadas 485 unidades de registo, sistematicamente agrupadas em cinco categorias: «Impacto nos alunos», «Impacto nos professores», «Impacto nas práticas didático-pedagógicas», «Fatores facilitadores» e «Fatores de constrangimento». Os resultados indicam que o projeto se alinhou fortemente com os objetivos iniciais, tendo sido os professores os principais responsáveis por essa convergência. Os professores destacaram a sua satisfação com a participação no projeto e o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como o desenvolvimento de competências nos alunos e o aumento dos seus níveis motivacionais. Enfatizaram as atividades desenvolvidas, o trabalho colaborativo e a melhoria do ambiente em sala de aula, elogiando o apoio da equipa de investigação e a formação recebida, e lamentando a extensão do currículo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27266 |
ISSN: | 2186-4614 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|