Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27209

Title: As crianças com deficiência auditiva nas escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos: Uma análise dos comportamentos de jogo.
Authors: Mira, Cristina
Veiga, Guida
Silva, Brenda M.S.
Pereira, Catarina
Editors: O'Hara, K.
Travassos, B.
Lourenço, C.
Keywords: brincar
surdez
pré-escolar
inclusão
Issue Date: Nov-2019
Publisher: Universidade da Beira Interior
Citation: Mira, C., Veiga, G., Sousa da Silva, B., Pereira, C. (submetido). As crianças com deficiência auditiva nas escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos: uma análise dos comportamentos de jogo (pp. 287-298). In K. O’Hara, B. Travassos, C. Lourenço (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança XIV. Covilhã: Universidade da Beira Interior. ISBN:978-654-606-9
Abstract: São até hoje muito poucos os estudos que procuraram descrever os comportamentos de jogo das crianças com perdas auditivas (PA), comparando-os com os das crianças ouvintes. Com este objetivo e recorrendo a um sistema de observação do comportamento lúdico, foram observadas no recreio 12 crianças em idade pré-escolar: 6 com PA de uma turma de alunos surdos e 6 crianças ouvintes de uma turma do ensino regular. Não foram encontradas diferenças significativas no tempo despendido a brincar e ambos os grupos apresentaram frequências elevadas de brincar com pares com o mesmo estatuto auditivo. As crianças com PA envolveram-se mais no jogo de exercício, enquanto que as crianças ouvintes envolveram-se mais frequentemente no jogo de faz de conta e no jogo de luta e perseguição. Contudo, apenas as diferenças face ao tipo de jogo de faz de conta foram significativas. Os resultados deste estudo sugerem que apesar de os tempos de brincadeira serem semelhantes, crianças com PA e crianças ouvintes apresentam comportamentos lúdicos diferentes no recreio.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27209
Type: bookPart
Appears in Collections:DES - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SDMC 2019 Jogo CPA.pdf6.73 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois