Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27099

Title: Caraterização geoquímica da matéria orgânica de xistos negros associados a mineralização de Cu na Zona Ossa Morena
Authors: LARANJEIRA, Vanessa
RIBEIRO, Joana
Moreira, Noel
NOGUEIRA, Pedro
MENDONÇA-FILHO, João
FLORES, Deolinda
Editors: NOGUEIRA, Pedro
Moreira, Noel
ROSEIRO, José
MAIA, Miguel
Keywords: Zona de Ossa-Morena
Geoquímica
Xistos negros
Matéria orgânica
Issue Date: 2019
Citation: Laranjeira V., Ribeiro, J., Moreira, N., Nogueira, P., Mendonça-Filho, J.G., Flores D. (2019). Caraterização geoquímica da matéria orgânica de xistos negros associados a mineralização de Cu na Zona Ossa Morena. XII Congresso Ibérico de Geoquímica e XX Semana da Geoquímica - Extended Abstracts. Évora, p. 187-190.
Abstract: A ocorrência de xistos negros (XN) está muitas vezes associada a depósitos metálicos com importância económica, nos quais a matéria orgânica (MO) poderá ter desempenhado um papel preponderante nos processos associados à concentração de metais. O principal objectivo deste trabalho é a caracterização geoquímica da fração orgânica de XN associados à mineralização de Cu identificada na antiga Mina de Miguel Vacas (Zona Ossa Morena), contribuindo assim para a compreensão da relação entre a MO e os processos mineralizantes. As metodologias utilizadas incluiram a determinação do carbono orgânico total (COT) e do enxofre total (St) e a análise por microscopia eletrónica de varrimento de alta resolução com microanálise por Raios X (MEV-EDX). Os resultados mostram que os valores de COT que variam entre 3,96 % e 12,57 %. O St presente na MO varia entre 0.01 % a 3.89 %, sendo que os valores mais baixos de St surgem associados aos níveis proximais à mineralização principal. A análise através de MEV-EDX permitu a identificação de aluminossilicatos, sulfuretos (pirite e calcopirite) e fosfatos de cálcio. A maturação da MO resulta da percolação de fluidos hidrotermais associados à instalação da mineralização.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27099
Type: article
Appears in Collections:GEO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2_Laranjeira et al (2019)_MV_CIG2019.pdf858.7 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois