Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27073

Title: O PNPOT e a territorialização das políticas públicas em Portugal
Authors: Neto, Paulo
Keywords: PNPOT
Políticas Públicas
Portugal
União Europeia
Política Económica
Territorialização dos Instrumentos de Política
Issue Date: 2019
Citation: Neto, Paulo (2019). “O PNPOT e a Territorialização das Políticas Públicas em Portugal”, Public Policy Portuguese Journal, vol. 4, nº 2, 2019, pp. 116-133.
Abstract: O principal objetivo deste artigo consiste em analisar a forma como o Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT) de Portugal se articula com os demais referenciais estratégicos nacionais, europeus e internacionais, nos domínios relevantes para o seu âmbito de atuação. Bem como, estudar o modo como o PNPOT concilia o seu modelo territorial de implementação com os instrumentos de política pública, e de política económica, previstos nas abordagens territoriais de desenvolvimento da Política de Coesão 2014‐2020 e respetivo racional de territorialização de efeitos e impactos. O PNPOT foi criado em 2007, com a publicação da Lei n.º 58/2007, de 4 de setembro, e foi revisto no decurso da reunião do Conselho de Ministros Extraordinário de 14 de julho de 2018, e da consequente publicação da Lei n.º 99/2019, de 5 de setembro. De forma a dar resposta ao objetivo definido para o artigo, a sua primeira parte será focada na análise do racional estratégico do PNPOT e do seu modelo de articulação com os referenciais nacionais e europeus de política pública. Na segunda parte será abordado o modo de conciliação do PNPOT com a política económica. Por fim, a terceira e a quarta parte serão dedicadas, respetivamente, à análise do nível de articulação existente entre o PNPOT, a configuração geográfica dos instrumentos de política nacional e a territorialização dos instrumentos europeus da Política de Coesão, e ao estudo sobre a forma como é estabelecida a relação entre o PNPOT, o processo de descentralização administrativa, em curso em Portugal, e a implementação das estratégias de especialização inteligente.
URI: https://www.umpp.uevora.pt/publicacoes/Public-Policy-Portuguese-Journal
http://hdl.handle.net/10174/27073
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
ECN - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Paulo Neto _ 2019 _ O PNPOT e a Territorialização das Políticas Públicas em Portugal _ Public Policy Portuguese Journal_Vol4_N2_2019.pdfPaulo Neto _ 2019 _ O PNPOT e a Territorialização das Políticas Públicas em Portugal _ Public Policy Portuguese Journal_Vol4_N2_2019301.6 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois