Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26954

Title: Avaliação da aplicação de fases sólidas de ferro e de manganês na diminuição do arsénio na solução do solo em ensaios de arroz em vasos.
Authors: Nunes, Jorge Delgado
Alexandre, Carlos
Abreu, Maria Manuela
Keywords: solução do solo
arsénio
ferrihidrite
nódulos de ferro
manganês
Issue Date: 17-Jun-2019
Publisher: Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS)
Citation: Nunes J. D., Alexandre, C. & Abreu, M. M. 2019. Avaliação da aplicação de fases sólidas de ferro e de manganês na diminuição do arsénio na solução do solo em ensaios de arroz em vasos. In: SPCS (Ed.), Encontro Anual das Ciências do Solo – 2019, “O solo - alvo prioritário do combate à desertificação”. Livro de Resumos. EACS 2019, 17 de junho de 2019, EDIA, Beja, p. 59-60.
Abstract: O controlo da acumulação de As no grão constitui um desafio para o arroz produzido em solos alagados. Neste trabalho avaliou-se o efeito de minerais de Fe e Mn, sintetizados e naturais, na concentração do As na solução do solo no decurso de ensaios de produção de arroz instalados em vasos ao ar livre. Para os ensaios em vasos utilizou-se um solo arenoso-franco e os procedimentos culturais habitualmente adoptados no centro onde se realizaram os ensaios (COTArroz). Testaram-se três réplicas das seguintes modalidades (valores por kg de solo): C (controlo), A (adição de 10 mg As), AF (A + 1 g ferrihidrite), AN (A + 1 g nódulos de Fe e Mn moídos), AFB (A + 0,5 g ferrihidrite + 0,5 g biochar de material vegetal), ANB (A + 0,5 g nódulos + 0,5 g biochar) e AFNB (A + 0,33 g ferrihidrite + 0,33 g nódulos + 0,33 g biochar). Através de absorção atómica com câmara de grafite e absorção atómica de chama analisou-se o As, o Fe e o Mn na solução de solo recolhida por intermédio de sondas Rhizon FLEX (5 cm) enterradas à profundidade de +/-10 cm, após filtragem com filtro de seringa de nylon de 0,45 µm e estabilização com HNO3. Ao longo do ciclo da cultura, o As total na solução do solo obtido na modalidade com adição de ferrihidrite foi inferior ao da modalidade apenas com adição de As, mesmo na última amostragem, efectuada imediatamente após a colheita. A adição de nódulos de Fe e Mn ao solo, bem como de biochar, não diminuiu o teor de As total determinado na solução do solo. Os valores de Fe e Mn na solução de solo não apresentaram uma relação evidente com a respectiva concentração de As. Neste estudo, a aplicação ao solo do mineral sintetizado ferrihidrite revelou potencial depressor do As na solução do solo, em situações de encharcamento e até ao final do ciclo da cultura.
URI: http://www.eacs2019.uevora.pt/wp-content/uploads/2019/06/EACS_2019_LivroResumos.pdf
http://hdl.handle.net/10174/26954
Type: lecture
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
EACS_2019_Resumo_p59-60.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois