|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26863
|
Title: | O perfil do docente universitário em Angola no século XXI, suas perspetivas e desafios: um estudo exploratório em torno de conceções e de práticas |
Authors: | Filho, João Manuel Correia |
Advisors: | Magalhães, Olga |
Keywords: | Angola Docente Universitário Ensino Superior e Perfil docente Angola University Teacher Higher Education and Teacher Profile |
Issue Date: | 23-Jan-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Na última década do XXI, o ensino superior em Angola sofreu mudanças substanciais, com o alargamento geográfico da rede universitária em todo o território nacional, constituindo-se, assim, oito regiões académicas. Mas, perante esta expansão, vão surgindo vários constrangimentos, quer a nível interno quer a nível externo. Um destes constrangimentos tem a ver com o perfil do docente universitário de acordo com os padrões qualitativos exigidos pela sociedade. Com este trabalho pretende analisar-se o perfil do docente universitário em Angola, a partir das suas conceções e práticas, tendo em conta as perspetivas e desafios do ensino superior. Com efeito, utilizou-se como técnica de recolha de informações o inquérito por questionário, aplicado a Docentes universitários e estudantes das regiões académicas I e VII, recorrendo, desta forma, a uma abordagem quantitativa, utilizando métodos descritivos e analíticos. Optámos pela amostra não probabilística formada por 105 (cento e cinco) professores e 180 (cento e oitenta) estudantes das duas regiões académicas. Neste contexto e dada a exigência observada nos dias de hoje, por parte dos estudantes, o óbvio é que os docentes tenham a obrigação de adquirirem maiores competências para o exercício da profissão. Neste sentido, o estudo permitiu mostrar perante os desafios a nível da legislação Angolana e da globalização, que o perfil do docente universitário nas duas regiões académicas ainda não é o mais adequado perante os padrões de qualidade no ensino que se almeja. Os resultados do estudo permite abrir a discussão a novos desafios e a uma reflexão coerente e crítica sobre o professor do ensino superior em Angola, suas ações em relação com a triologia ensino investigação e extensão com vista a melhoria do sistema educativo em Angola; The profile of university professor in Angola in the 21st century, their perspectives and challenges: An exploratory study around conceptions and practices
ABSTRACT:
In the last decade of the 21st century, higher education in Angola underwent substantial changes, with the geographic expansion of the university network throughout the national territory, thus constituting eight academic regions. But in the face of this expansion, several constraints are emerging, both internally and externally. One of these constraints has to do with the profile of the university professor according to the qualitative standards set by society. This paper aims to analyze the profile of university teachers in Angola, from their conceptions and practices, taking into account the perspectives and challenges of higher education. In fact, the questionnaire was used as a technique for collecting information, applied to university professors and students from academic regions I and VII, using a quantitative approach, using descriptive and analytical methods. We opted for the non-probabilistic sample of 105 (one hundred and five) teachers and 180 (one hundred and eighty) students from both academic regions. In this context and given the demand on the part of students today, it is obvious that teachers have an obligation to acquire greater skills to practice the profession. In this sense, the study showed in the face of the challenges in the Angolan legislation and globalization, that the profile of the university professor in the two academic regions is not yet the most adequate in view of the quality standards in the desired education. The results of the studies allow to open the discussion to new challenges and a coherent and critical reflection on the teacher of higher education in Angola his actions in relation to the triology teaching research and extension in order to improve the education system in Angola. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26863 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|