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http://hdl.handle.net/10174/26693
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Title: | A importância da responsabilidade social nos processos de internacionalização das empresas - Estudo de caso na Tecnovia S.A. |
Authors: | Romanga, Tiago Miguel Coelho |
Advisors: | Jorge, Fátima |
Keywords: | Internacionalização Responsabilidade Social Sustentabilidade e Ética Internationalization Social Responsibility Sustainability and Ethics |
Issue Date: | 14-Nov-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A Globalização da economia permitiu às empresas abraçar novos desafios. Um destes
desafios consiste na Internacionalização. Deste modo, muitas empresas começaram a procurar
nos mercados estrangeiros novas oportunidades de negócio, seja para aumentar as estratégias
de produtos-mercados e de integração vertical para outros países, ou até mesmo para
ultrapassar as limitações dos mercados domésticos. Com esta expansão geográfica a
Responsabilidade Social das empresas também é afetada. Com a globalização da economia,
além da possibilidade do aumento de oportunidades de negócios, também aumentou a
complexidade organizacional. As empresas ao expandirem-se para novos mercados têm
também que responder a novas responsabilidades sociais a uma escala global. A
Responsabilidade Social das empresas nos processos de internacionalização é fundamental.
Deste modo, a presente investigação pretende analisar que importância assume a
adoção de práticas de Responsabilidade Social como instrumento numa Estratégia de
Internacionalização.
A metodologia que se utilizou passou pela realização de um estudo de caso numa
empresa portuguesa do ramo da construção civil. A realização deste estudo consiste numa
abordagem que contempla os paradigmas quantitativo e qualitativo. A recolha de dados
recorreu à análise documental, a entrevistas e a um inquérito por questionário. A análise dos
dados baseou-se em 188 inquéritos por questionário válidos e 2 entrevistas a dois diretores da
empresa.
De acordo com os resultados obtidos na presente investigação é possível identificar
uma planificação eficiente nos processos de internacionalização. Conseguimos verificar práticas
de Responsabilidade Social implementadas nas vertentes Económica, Ambiental e Social, assim
como na dimensão interna e externa, que, de um modo direto e indireto, contribuem para a
otimização dos processos da empresa; Abstract:
The Importance of Social Responsibility in the internationalization processes of the
companies - Case study at Tecnovia S.A..
The economy globalization has allowed companies to embrace new challenges. One of
these concepts is the Internationalization. As a result, many companies have begun to look for
foreign markets searching for new business opportunities, to increase product-market and
vertical integration strategies to other countries, or even to overcome the limitations of
domestic markets. With this geographic expansion, corporate social responsibility is also affected.
With the globalization of the economy, in addition to the possibility of increased business
opportunities, also increased organizational complexity. Businesses expanding into new markets
must also respond to new social responsibilities on a global scale. Corporate Social Responsibility in
internationalization processes is fundamental.
This research intends to analyze the importance of Social Responsibility practices as an
instrument in an Internationalization Strategy.
The methodology to be used involves conducting a case study in a Portuguese company in
the field of construction. This study consists of an approach that contemplates the quantitative
and qualitative paradigms. Data collection will be based on document analysis, interviews and a
questionnaire survey. Data analysis was based on 188 valid questionnaire surveys and 2
interviews with two company directors.
According to the results of this research it is possible to identify an efficient planning in the
internationalization processes. We can verify Social Responsibility practices implemented in the
economic, environmental and social aspects, as well in the internal and external dimension,
which, in a direct and indirect way, contribute to the optimization of the company's processes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26693 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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