Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26688
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual |
Authors: | Mendes, Inês Pereira |
Advisors: | Fialho, Isabel José Botas Bruno |
Keywords: | Ciências Expressão Visual Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Science Visual Expression Pre-School Education 1st Cycle of Basic Education |
Issue Date: | 10-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do
Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino
Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Foi desenvolvido o tema: Inter-relações entre Ciências e Expressão Visual, assente na metodologia
da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a literacia científica na
sua relação com a expressão visual. Este relatório tem como objetivo aprofundar as potencialidades
da abordagem integrada das duas áreas mencionadas. Conclui que essa integração se revela benéfica
para as crianças, sendo possível envolver estas esferas de saber e encontrar convergências.
O tema deste relatório parte de interesses e inquietações pessoais, pois sentia necessidade de
aprofundar conhecimentos sobre esta temática. A exploração dos temas abordados no relatório veio
ao encontro da minha vontade em responder a questões que se relacionavam com a aprendizagem
de conceitos científicos e com a aprendizagem da expressão visual.
Este documento encontra-se organizado em quatro capítulos principais. Inicialmente é apresentada
uma fundamentação teórica que remete para a importância das duas áreas do saber abordadas neste
relatório, sendo estas as ciências físico-naturais e a expressão visual. Posteriormente é apresentada
a caracterização dos dois contextos de intervenção pedagógica onde se realizou a prática de ensino
supervisionada. Segue-se uma exposição das observações da prática da investigação-ação realizada
durante a prática de ensino supervisionada, concluindo com as respetivas considerações finais; Abstract:
Supervised Teaching Practice in Preschool and Elementary School: Interrelationship
between Sciences and Visual Expression
The present pedagogic practice report is part of the Master programme Pre-School Education and
Training of 1st Basic Education, at the University of Évora. This report was done within the curricular
unit of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education.
This pedagogic practice centred the topic: Inter-relations between Sciences and Visual Expression.
This practice was based on action-research methodology and had as main objective to promote in
children the scientific literacy and its relation with visual expression. This report aims at widening the
potential of the integrating the two areas mentioned as a teaching approach. It was concluded that
this relation has shown to be beneficial towards the learning process of these two disciplines.
The topic addressed in this report was chosen based on personal interests and concerns, due to the
need of increasing my personal knowledge and experience on learning disciplines interactions. The
research approach during my practice was developed by answering questions related to the learning
of scientific concepts and the learning of visual expression.
This document is organized in four main chapters. In the first main chapter, a theoretical background
is presented on the importance of the two areas of knowledge addressed in this internship report,
these being the physical-natural sciences and the visual expression. It is followed by the
characterization of the two pedagogical intervention contexts where the supervised teaching
practice was carried. The collection and processing of information described in this chapter are based
on the experiences lived by the involved parties during my traineeship. Finally, the research-action
methodology that I applied during my investigation-practice is presented in chapter four, concluding
with the final considerations in chapter five. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26688 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|