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http://hdl.handle.net/10174/26587
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Title: | Educação e desenvolvimento comunitário local - projeto de uma escola comunitária na freguesia de S. Bento do Mato - Azaruja |
Authors: | Amaro, Ana Margarida Ginó |
Advisors: | Saragoça, José Manuel Leal |
Keywords: | Educação Desenvolvimento Comunitário Local Escolas Comunitárias Comunidade Educação para o Desenvolvimento Education Local Community Development Community Schools Community Development Education |
Issue Date: | 20-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este projeto funda-se na circunstância da Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja (Évora), ser
uma freguesia rural que reúne características com muito potencial para o surgimento de práticas
educativas que levem a uma nova e mais completa reflexão sobre a configuração da escola (em
meio rural).
Portanto, sob uma metodologia qualitativa haurida na perspetiva de Pfeiffer (2000) acerca do
Método do Quadro lógico (MQL) propusemo-nos a avaliar a necessidade de criação de uma
escola comunitária na Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja e também a projetar
sociologicamente a “escola comunitária” deste território.
Com o presente trabalho de projeto conseguimos uma fundamentação conceptual acerca dos
desafios educativos em territórios rurais na contemporaneidade, na ótica do desenvolvimento
comunitário local, bem como um diagnóstico sobre as necessidades educativas/formativas que
podem ser colmatadas com uma estrutura do tipo de uma Escola Comunitária, clarificada
através de um potencial modelo no qual é possível conjeturar a organização e o funcionamento
da mesma; ABSTRACT:
Education and local community development - Project for a community school in São Bento do
Mato - Azaruja
This project is based on the fact that São Bento do Mato - Azaruja (Évora) is a rural parish that
brings together characteristics with much potential for the emergence of educational practices
that lead to a new and more complete reflection on the school configuration (in rural areas).
Therefore, under a qualitative methodology focused on Pfeiffer's (2000) perspective on the
Logical Framework Method, we proposed to evaluate the need to create a community school in
São Bento do Mato - Azaruja and also to design sociologically the “school community" of this
territory.
With this project work we get a conceptual foundation about the educational challenges in rural
territories in contemporary times, from the perspective of local community development, as
well as a diagnosis of the educational / training needs that can be addressed with a structure of
the type of a Community School, clarified through a potential model in which it is possible to
conjecture its organization and its operation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26587 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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