Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26166

Title: A atividade litúrgico-musical no convento de Nossa Senhora dos Remédios de Évora: o seu papel na paisagem sonora da cidade durante o século XVII
Authors: Henriques, Luís
Keywords: musicologia
música
paisagem sonora histórica
carmelitas descalços
Évora
século XVII
cantochão
Issue Date: 2017
Citation: Henriques, Luís. "A atividade litúrgico-musical no convento de Nossa Senhora dos Remédios de Évora: o seu papel na paisagem sonora da cidade durante o século XVII". Herança - Revista de História, Património e Cultura 1(1) (2017), pp. 73-92. ISSN 2184-3090.
Abstract: O convento de Nossa Senhora dos Remédios de carmelitas descalços está localizado no exterior das muralhas de Évora. O edifício atual fora das muralhas foi fundado no início do século XVII e viu uma atividade contínua, apesar de ter sido ocupado pelas tropas espanholas durante a Guerra da Restauração em 1663. A sua localização junto com a fundação recente trouxe uma atividade litúrgico-musical a uma parte relativamente sossegada da cidade. Seguindo os estudos sobre as paisagens sonoras das instituições religiosas, este estudo pretende retratar a implantação desta casa religiosa em Évora durante o século XVII focando atividade litúrgico-musical da comunidade e os eventos religiosos que ali tiveram lugar, rodeados por música. Ao mesmo tempo é dada atenção a uma inclusão da comunidade de carmelitas descalços na dinâmica religiosa da cidade, enquanto local de comunicação urbano através das procissões e outras festividades que tinham o convento como palco principal.
URI: https://revistas.ponteditora.org/index.php/heranca/article/view/113
http://hdl.handle.net/10174/26166
Type: article
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
convento_remedios_evora_heranca.pdf471.1 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois