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http://hdl.handle.net/10174/26061
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Title: | Flexibilidade curricular: a perceção dos seus autores num agrupamento de escolas do litoral alentejano |
Authors: | Covas, Felismina Rosa |
Advisors: | Favinha, Marília |
Keywords: | Autonomia Flexibilidade Currículo Flexibilidade curricular Autonomy Flexibility Curriculum Curriculum flexibility |
Issue Date: | 26-Oct-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo tem a sua génese no quadro legal criado pelo Despacho nº 5908/2017
que autorizou, em regime de experiência pedagógica, a implementação do Projeto de
Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) dos ensinos básico e secundário, no ano
letivo 2017-2018, resultante da prioridade dada à educação pelo XXI Governo
Constitucional quando a assumiu “como um meio privilegiado de promover a justiça
social e a igualdade de oportunidades”.
O contexto do estudo foi um Agrupamento de Escolas (AE) situado no litoral
alentejano, mais precisamente os professores do referido AE, que no neste ano letivo
lecionaram turmas de 5º Ano de escolaridade, um dos anos abrangidos pelo PAFC,
procurando-se compreender a perceção dos mesmos face ao processo.
À luz do paradigma qualitativo, a nossa investigação procurou dar resposta a questões
que abrangeram as seguintes dimensões de análise: envolvimento dos docentes no
processo de construção do PAFC do Agrupamento; potencialidades e constrangimentos
encontrados na implementação do mesmo e PAFC como motor de mudança.
A realização deste estudo permitiu-nos descrever e compreender a perceção tida por
este grupo de professores que encararam esta possibilidade de mudança como uma
oportunidade.
Os resultados da investigação apontaram também para a existência de fatores que
determinaram o sucesso de implementação e desenvolvimento do PAFC tais como a
vasta experiência profissional destes professores e o profundo conhecimento dos seus
pares.
Como conclusão, é de salientar a postura tida por este grupo de professores que, tendo
consciência da necessidade de mudança de paradigma educacional, encararam o PAFC
como um filão a explorar, apesar de cientes de que o ser humano tende a oferecer, por
natureza, resistência aos processos de mudança; Curricular Flexibility - The perception of its actors in a Grouping of
Schools of the Alentejo Coast
ABSTRACT:
The present study has its genesis in the legal framework created by Order No.
5908/2017 which authorized, under the pedagogical experience regime, the
implementation of the Project of Autonomy and Curricular Flexibility (PAFC) of basic
and secondary education, in the school year 2017-2018. , resulting from the priority
given to education by the 21st Constitutional Government when it took it "as a
privileged means of promoting social justice and equal opportunities".
The context of the study was a Grouping of Schools (AE) located in the Alentejo coast,
more precisely the teachers of that AE, who in this school year taught classes of 5th
grade, one of the years covered by the PAFC, trying to understand the their perception
of the process.
In light of the qualitative paradigm, our research sought to answer questions which
covered the following dimensions of analysis: involvement of teachers in the process of
building the Group's PAFC; potentialities and constraints found in its implementation
and PAFC as a change engine.
This study allowed us to describe and understand the perception of this group of
teachers who saw this possibility of change as an opportunity.
The research results also pointed to the existence of factors that determined the
successful implementation and development of PAFC such as the vast professional
experience of these teachers and the in-depth knowledge of their peers.
In conclusion, it is noteworthy the position taken by this group of teachers who, being
aware of the need for a change in educational paradigm, viewed PAFC as a lode to
explore, although aware that the human being tends to offer, by nature, resistance to
change processes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26061 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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