|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26059
|
Title: | Estudo de mercado do café biológico em São Tomé e Príncipe |
Authors: | Salvador, Jukisia Dayssy Borja |
Advisors: | Lucas, Maria Raquel |
Keywords: | Estudo de Mercado Café biológico CECAFEB São Tomé e Príncipe Market research Organic coffee CECAFEB São Tomé and Principe |
Issue Date: | 19-Sep-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A região de Monte Café, com destaque na produção do café no final do século XIX,
veio a regredir desde então, até ser relançada em 2010, com a criação da CECAFEB
STP, como resultado da estruturação e agrupamento de 6 associações de pequenos
produtores de café, no quadro de parceria entre o Governo Santomense, o
PAPAFPA/FIDA, a AFD e a Sociedade Malongo. Atualmente com 510 cooperantes
cafeicultores com certificação em modo de produção biológico e de comércio justo, a
CECAFEB STP, apesar da estratégia de autossuficiência financeira e da aposta em
produtos de alto valor agregado, como o café torrado, depara-se ainda, com uma
produção de baixo volume e com dificuldades de abastecimento e de conhecimento do
mercado, razão pela qual, objetivo do estudo foi o de fazer um estudo de mercado do
café biológico junto aos estabelecimentos vendedores e não vendedores deste café,
em São Tomé e Príncipe. A metodologia adotada, de natureza mista (qualitativa e
quantitativa), foi desenvolvido em duas etapas, uma de pesquisa exploratória e, outra
de pesquisa conclusiva-descritiva, assente na observação e na recolha dos dados por
entrevista e pelo método de sondagem, através de um questionário estruturado,
construído para o efeito, aplicado ao universo de clientes atuais e potenciais da
cooperativa CECAFEB STP em São Tomé e na Região Autónoma do Príncipe. Os
resultados, para além de permitirem conhecer a cadeia de valor do café biológico e de
identificar os potenciais estabelecimentos clientes deste produto, evidenciam falta de
conhecimento do café biológico, da marca e da CECAFEB STP como principais
razões da não compra, embora estes possam vir a considerar essa possibilidade no
futuro. Também a escolha do fornecedor de café é um determinante essencial ao
consumo, para a qual o contacto feito pela CECAFEB STP, assim como motivos
relacionados à qualidade do café (sabor, aroma e grau de moagem), ao preço, à
proposta realizada e ao cumprimento de prazos e requisitos de qualidade, de
constância dessa qualidade, de relacionamento com os clientes e de planeamento do
abastecimento do mercado de forma a garantir a satisfação da procura concentrada de
turistas, contribuem de sobremaneira. Da mesma forma, a certificação do café como
biológico, justificada pela garantia da conformidade e qualidade do produto, pelo
aumento do valor da marca ao preservar o ambiente e, por satisfazer a procura dos
consumidores com preferências por este modo de produção, é um atributo valorizado
na compra e consumo do café. Apesar da CECAFEB STP e da sua marca de café
biológico, terem uma imagem positiva e confiável junto de alguns estabelecimentos,
sobretudo daqueles com que se relacionam, não somente estes são em número
reduzido, como não se pode considerar essa imagem consistente com a qualidade e
os benefícios que devem ser percebidos no café biológico. Assim, precisa continuar
esse trabalho que tem vindo a desenvolver, melhorando algumas componentes e
ajustando-o, procurando corresponder cada vez mais e melhor às necessidades e às
avaliações da satisfação dos seus clientes; Abstract:
The Monte Café region, which was prominent in coffee production in the late 19th
century, has since regressed until it was relaunched in 2010, with the creation of
CECAFEB STP, as a result of the structuring and grouping of 6 associations of small
coffee producers. coffee, within the framework of partnership between the Santomense
Government, PAPAFPA / IFAD, AFD and Malongo Society. Currently with 510 certified
organic and fair trade coffee growers, CECAFEB STP, despite its strategy of financial
self-sufficiency and its commitment to high value-added products, such as roasted
coffee, still faces production. of low volume and with difficulties of supply and
knowledge of the market, reason why, objective of the study was to make a market
study of the organic coffee with the selling and non-selling establishments of this
coffee, in Sao Tome and Principe. The adopted methodology, of mixed nature
(qualitative and quantitative), was developed in two stages, one of exploratory research
and the other of conclusive-descriptive research, based on observation and data
collection by interview and the survey method, through a structured, purpose-built
questionnaire applied to the universe of current and potential customers of the
CECAFEB STP cooperative in São Tomé and the Autonomous Region of Príncipe. The
results, in addition to allowing to know the value chain of organic coffee and identify
potential customers of this product, show lack of knowledge of organic coffee, brand
and CECAFEB STP as the main reasons for not buying, although they may come to
consider this possibility in the future. Also the choice of the coffee supplier is an
essential determinant of consumption, for which the contact made by CECAFEB STP,
as well as reasons related to the coffee quality (taste, aroma and degree of grinding),
the price, the proposal made and the Compliance with quality deadlines and
requirements, consistent quality, customer relationships and market supply planning in
order to ensure the satisfaction of concentrated tourist demand, contribute greatly.
Similarly, certification of coffee as organic, justified by ensuring product conformity and
quality, increasing brand value while preserving the environment and meeting
consumer demand with preferences for this mode of production, is an attribute. valued
in the purchase and consumption of coffee. Although CECAFEB STP and its organic
coffee brand have a positive and reliable image among some establishments,
especially those with which they relate, not only are these small in number, but this
image cannot be considered consistent with quality and quality. the benefits that should
be realized in organic coffee. Thus, it needs to continue this work that it has been
developing, improving some components and adjusting it, trying to match more and
better the needs and the evaluations of the satisfaction of its customers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26059 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|