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Title: Descobrindo o manto: decifrando a paleta e a técnica do pintor Gregório Lopes com um estudo sobre a pintura "Mater Misericordiae" de Sesimbra
Authors: Antunes, Vanessa
Candeias, António
Oliveira, Maria J.
Carvalho, Maria L.
Barrocas Dias, Cristina
Manhita, Ana
Francisco, Maria J.
Costa, Sónia
Lauw, Alexandra
Manso, Marta
Keywords: pintura Portuguesa
século XVI
IRR
SEM-EDS
micro-Raman
HPLC/DAD/MS
dendrocronologia
Issue Date: 2019
Publisher: Câmara Municipal de Sesimbra
Abstract: Gregório Lopes (1490-1550) foi um dos pintores mais proeminentes do Renascimento e Maneirismo Português. A pintura "Mater Misericordiae", feita para a Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra, cerca de 1535-1538, e actualmente no Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo de Sesimbra, é uma das obras mais importantes do artista, e a sua única pintura sobre esta temática, sendo, como tal, uma das pinturas mais significativas do século XVI em Portugal. A sua recente intervenção de conservação e restauro proporcionou a possibilidade de estudar materialmente a pintura pela primeira vez, através de uma metodologia multianalítica. O estudo incorporou a espectrometria de fluorescência de Raios X por energia dispersiva (EDXRF), a microscopia electrónica de varrimento com espectroscopia de energia dispersiva (SEM-EDS), a micro- Difracção de Raios X (μ-DRX), a micro-espectroscopia de Raman (μ-Raman) e a cromatografia líquida de alto desempenho acoplada a detectores por arranjo de diodos e por espectrometria de massa (HPLC / DAD / MS). O estudo analítico foi complementado pelo exame de Reflectografia de Infravermelhos (IRR), permitindo o estudo da técnica do desenho subjacente, e também pela dendrocronologia de modo a confirmar a data dos painéis de madeira (1535-1538). Os resultados deste estudo foram comparados com outros resultados anteriormente obtidos no estudo da oficina do pintor Gregório Lopes, permitindo encontrar semelhanças e diferenças significativas nos materiais e nas técnicas utilizadas. Este estudo permitiu a análise aprofundada desta pintura e o avanço do conhecimento sobre o seu estado de conservação, trazendo novidades sobre as técnicas e materiais utilizados pelo seu pintor e contribuindo para o progresso do conhecimento cultural sobre o importante legado artístico da região de Sesimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26047
ISSN: 2183-5756
Type: article
Appears in Collections:HERCULES - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica

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