|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26047
|
Title: | Descobrindo o manto: decifrando a paleta e a técnica do pintor Gregório Lopes com um estudo sobre a pintura "Mater Misericordiae" de Sesimbra |
Authors: | Antunes, Vanessa Candeias, António Oliveira, Maria J. Carvalho, Maria L. Barrocas Dias, Cristina Manhita, Ana Francisco, Maria J. Costa, Sónia Lauw, Alexandra Manso, Marta |
Keywords: | pintura Portuguesa século XVI IRR SEM-EDS micro-Raman HPLC/DAD/MS dendrocronologia |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Câmara Municipal de Sesimbra |
Abstract: | Gregório Lopes (1490-1550) foi um dos pintores mais proeminentes do Renascimento e Maneirismo Português. A pintura "Mater Misericordiae", feita para a Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra, cerca de 1535-1538, e actualmente no Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo de Sesimbra, é uma das obras mais importantes do artista, e a sua única pintura sobre esta temática, sendo, como tal, uma das pinturas mais significativas do século XVI em Portugal. A sua recente intervenção de conservação e restauro proporcionou a possibilidade de estudar materialmente a pintura pela primeira vez, através de uma metodologia multianalítica. O estudo incorporou a espectrometria de fluorescência de Raios X por energia dispersiva (EDXRF), a microscopia electrónica de varrimento com espectroscopia de energia dispersiva (SEM-EDS), a micro- Difracção de Raios X (μ-DRX), a micro-espectroscopia de Raman (μ-Raman) e a cromatografia líquida de alto desempenho acoplada a detectores por arranjo de diodos e por espectrometria de massa (HPLC / DAD / MS). O estudo analítico foi complementado pelo exame de Reflectografia de Infravermelhos (IRR), permitindo o estudo da técnica do desenho subjacente, e também pela dendrocronologia de modo a confirmar a data dos painéis de madeira (1535-1538). Os resultados deste estudo foram comparados com outros resultados anteriormente obtidos no estudo da oficina do pintor Gregório Lopes, permitindo encontrar semelhanças e diferenças significativas nos materiais e nas técnicas utilizadas. Este estudo permitiu a análise aprofundada desta pintura e o avanço do conhecimento sobre o seu estado de conservação, trazendo novidades sobre as técnicas e materiais utilizados pelo seu pintor e contribuindo para o progresso do conhecimento cultural sobre o importante legado artístico da região de Sesimbra. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26047 |
ISSN: | 2183-5756 |
Type: | article |
Appears in Collections: | HERCULES - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|