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http://hdl.handle.net/10174/25820
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Title: | Contributo para uma reflexão sobre pós-verdade e ensino de história |
Authors: | Magalhães, Olga Freitas, Eliane |
Editors: | Moreno-Vera, Juan Monteagudo-Fernández, José |
Keywords: | pós-verdade aprendizagem histórica fontes históricas |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | EDIT.UM © Ediciones de la Universidad de Murcia |
Citation: | Magalhães,O. & Freitas, E. (2019). Contributo para uma reflexão sobre pós-verdade e ensino de história. in J. R. Moreno-Vera y J. Monteagudo-Fernández (eds.) Temas controvertidos en el aula. Enseñar historia en la era de la posverdad.(pp 17-26) Murcia: Editum. |
Abstract: | A partir da leitura inspiradora do texto de S. Wineburg, Why historically thinking is not about History (2016), procuramos refletir sobre o papel da aprendizagem e do ensino de história em tempos de fake news e em que a capacidade de análise crítica e cruzamento de fontes não parece bastar para a construção de narrativas fidedignas e plausíveis sobre o passado. Em tempos de pós-verdade, algumas questões podem ser colocadas: como trabalhar noções de plausibilidade, consistência e qualidade da explicação histórica? qual o lugar da verdade e da objetividade? como distinguir informação de conhecimento? bastará fazer de cada estudante alguém capaz de, sistematicamente, fazer a crítica das fontes? como compaginar isso com uma visão multifacetada e plural da História?
Neste primeiro esboço de reflexão e partindo da ideia de que o trabalho com fontes, de mensagem e suporte diversificado, constitui o trabalho primordial a ser realizado em contexto de sala de aula de História, procuraremos compreender forma(s) como uma aprendizagem da História assente na hermenêutica das fontes, pode/deve contribuir para o desenvolvimento da compreensão crítica da informação, como esse trabalho contribui para a aquisição de competências históricas e como essas competências se projetam na leitura do mundo atual. Procuraremos também refletir sobre potenciais dilemas emergentes de uma leitura demasiado estreita do fact cheking, que pode contribuir para a criação de uma “verdade”, impedindo uma visão plural do mundo. |
URI: | (http://libros.um.es/editum/catalog/book/2711 http://hdl.handle.net/10174/25820 |
ISBN: | 978-84-09-08511-8 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
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