|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25746
|
Title: | O valor percebido, a satisfação e a lealdade como antecedentes da recomendação de um produto de marca própria: o caso dos iogurtes e sobremesas láteas |
Authors: | Lopes, João Pedro André Ferreira Rodrigues |
Advisors: | Silvério, Marta da Conceição Cruz Silva, Ana Maria Amorim Sampaio da |
Keywords: | Valor Percebido Satisfação Lealdade Recomendação e Marca Própria Perceived Value Satisfaction Loyalty Recommendation and Private Label |
Issue Date: | 22-May-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Os produtos de marca própria assumem hoje um peso relativo nas vendas dos grandes
retalhistas, rondando os 30% (Nielsen 2016). É por isso fundamental estudar e
aprofundar o conhecimento sobre estas marcas, que ainda registam algumas lacunas
nos estudos realizados.
A investigação desenvolvida procurou, assim, perceber o comportamento do
consumidor em relação à recomendação de um produto de marca própria na categoria
de iogurtes e sobremesas láteas a partir de um conjunto de antecedentes a esta variável:
valor percebido (suportado nas quatro dimensões desenvolvidas pela escala PERVAL
de Sweeney e Soutar, 2001), satisfação e lealdade.
O trabalho de pesquisa efetuado partiu dos conceitos teóricos dos constructos a serem
estudados. Suportou-se num estudo qualitativo com recurso à técnica do Focus Group
e num estudo quantitativo a partir da aplicação de um questionário a consumidores da
categoria de iogurtes e sobremesas láteas, para melhor conhecer o seu comportamento
nomeadamente antes, durante e após a compra, com enfoque especial na marca própria.
Com esta investigação foi possível compreender o comportamento do consumidor, o
perfil e o tipo de consumo da categoria em estudo. Verificou-se ainda que a marca
própria assume um papel determinante na escolha dos consumidores, gerando, através
da repetição das compras, lealdade às cadeias de retalho que as comercializam.
A partir das respostas expressas no questionário, com suporte na escala PERVAL, foi
possível concluir que o valor percebido pelo cliente, a satisfação e a lealdade são
antecedentes da recomendação boca a boca (WOM) da marca própria na categoria de
iogurtes e sobremesas láteas.
Conhecendo melhor o comportamento dos consumidores, as empresas de retalho,
podem de uma forma mais assertiva, encontrar soluções diferenciadoras para os
produtos de marca própria, tornando-os mais específicos e com isso ganharem posição
competitiva face aos demais concorrentes; Abstract:
Perceived Value, Satisfaction and Loyalty as priors of Recommendation of a
Private Label Product: The Case of Yogurts and Dairy Desserts
Nowadays the private label products hold a relative important role in the sales of large
retailers, around 30% (Nielsen 2016). However, there is still limited data available
about private label, and therefore more studies and further knowledge are required.
The present study sought to perceive the behavior of the consumer relatively to the
recommendation of a private label product in the category yogurt and dairy desserts
from a set of antecedents to this variable: perceived value (supported in the four
dimensions developed by the scale PERVAL de Sweeney and Soutar, 2001),
satisfaction and loyalty.
This study was developed on the theoretical concepts of the constructs to be studied
and is both qualitative (it used the technique of the Focus Group), and quantitative since
it gave out a questionnaire to consumers of the category yoghurts and dairy desserts in
order to better know their behavior before, during and after the purchase, with a special
focus on the private label.
This research allowed us to understand the behavior of the consumer, the profile and
type of consumption the category under study. In addition to this, we also verified that
private label the assumes a crucial role in the choice of the consumers, generating,
through the repetition of the purchases, loyalty to the retail chains that commercialize
them.
Through the answers to the questionnaire and using the PERVAL scale, it can be
concluded that the perceived value of the customer, satisfaction and loyalty as priors of
recommendation (Word Of Mouth, WOM) of the private label in the category of
yogurts and dairy desserts.
A better knowledge of the consumer behavior will allow the retail companies to find
different and more assertive solutions for their private label products, making them
more specific and gaining therefore a more competitive position. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25746 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|