Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25510

Title: A arte sacra: museus e exposições numa sociedade secularizada
Authors: Roque, Maria Isabel
Editors: Silva, João Henrique
Ferreira, Carolina Rodrigues
Freitas, Elisa Vasconcelos
Mendes, Martinho P.
Keywords: Arte Sacra
Comunicação (no museu)
Exposição
Museologia
Sagrado
Communication (in the museum)
Exhibition
Museum Studies
Sacred Art
Sacredness
Issue Date: 2019
Publisher: Museu de Arte Sacra do Funchal
Citation: Roque, Maria Isabel. 2019. " A arte sacra: museus e exposições numa sociedade secularizada". MASF Journal: Questões de Arte Sacra (2). https://issuu.com/masfunchal/docs/masf_journal_01
Abstract: Sacro, ou sagrado, tem implícito o conceito de separação, comum a todos os registos religiosos. Apesar disso, a arte sacra concebida para funções litúrgicas ou devocionais, constitui uma componente substancial dos acervos museológicos, implicando a transferência do domínio sagrado para o espaço profano do museu. Importa, por isso, analisar o conceito de sagrado no âmbito do cristianismo, para validar o processo de musealização e avaliar a forma como o museu comunica o conteúdo funcional, semântico e simbólico do património religioso que expõe face a uma sociedade cada vez mais secularizada e pluralizada. Inerente a esta análise, impõe-se uma reflexão acerca das estratégias disponíveis para recuperar os significados implícitos, tornando o museu e, em particular, o museu de arte sacra, um espaço comunicativo na apresentação e descodificação dos objetos exposto. Holy, or sacred, has implicit the concept of separation, which is expressed in the diverse religions. Nevertheless, sacred art, conceived for liturgical or devotional functions, constitutes a substantial component of museum collections, implying its transfer from the sacred sphere to the profane space of the museum. It is therefore required to analyse the concept of sacred in the Christianity context in order to validate the musealisation process. It is also intended to evaluate how the functional, semantic and symbolic content of the religious heritage are communicated by the museum where it is exhibited facing the increasingly secularised society. Inherent in this analysis, it is improved a reflection about the available strategies to recover the implicit meanings of the object and to make the museum and, particularly, the museum of sacred art, a communicative space, in presenting and decoding of the objects in the exhibition.
URI: https://conferenciasmasfsite.files.wordpress.com/2019/03/masfjournal_02.pdf
http://hdl.handle.net/10174/25510
ISSN: 2184-2272
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

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