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http://hdl.handle.net/10174/25478
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Title: | Igreja metodista: um laboratório de ensino e formação libertadora:das origens inglesas à experiência angolana e aos desafios contemporâneos |
Authors: | Domingos, Gaspar João |
Advisors: | Sebastião, Luís |
Keywords: | Angola Igreja Metodista Laboratório Formação Ensino Libertação Angolaory Methodist Church Laboratory Training Education Liberation |
Issue Date: | 7-Mar-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Pretendemos destacar traços do impacto do Ensino Metodista, iniciado em Inglaterra, e na América, sobre a África colonizada, — na colonizada Angola portuguesa em particular, um pedaço resultante de igual forma da partilha do continente em 1881 e, consequentemente, vítima da corrida protagonizada para o eldorado mercado lucrativo, com a exploração das matérias-primas, o comércio dos escravos, a exploração da mão de obra negra, trabalhos forçados nas minas e nas grandes plantações de sisal, borracha, cana-de-açúcar e algodão.
A situação da crise colonial, produto das independências de vários países africanos, não permitiu o silêncio da parte dos angolanos metodistas relativamente à situação de exploração que viviam. Das muitas guerras desde a ocupação territorial, uma guerra sangrenta de libertação teve lugar desde 1961 até 1974, quando a revolução dos cravos, em Portugal, triunfou. A independência teve lugar em 1975.
A educação, do ensino primário até o ensino superior, motor do desenvolvimento e regulador da convivência pacífica entre os iguais, foi vilmente escamoteada no despertar da consciência dos nativos e abusivamente usada para subalternizar e discriminar quem mais necessitava dela como ferramenta para decifrar o mundo ao redor.
A valorização da ação missionária no combate à subalternização e o resgate da dignidade dos povos marginalizados pelo sistema colonial, efectuada de forma gratuita desde o ensino primário até o ensino superior, atribuída, algumas vezes, em regime de bolsas de estudos internos ou externos, bem como a Reforma do Estado no capítulo do ensino, logo após a independência, têm representado uma mudança e trazido consigo uma redefinição positiva do seu papel em relação ao ensino superior.
Com a moderna consciência de ser a educação um bem público com pendor privado, visando quebrar as desigualdades, a Igreja Metodista continua a embrenhar-se nessa tarefa para evidenciar cada vez mais o compromisso entre a ciência e a religião; ABSTRACT
METHODIST CHURCH: A LABORATORY OF TEACHING AND TRAINING THAT LIBERATES
FROM THE ENGLISH ORIGINS TO THE ANGOLAN EXPERIENCE AND CONTEMPORARY CHALLENGES
We intend to highlight traces from the impact of Methodist Teaching, begun in England, and in America on colonized Africa, - in colonized Angola Portuguese in particular, a piece resulting in the same way of sharing the continent in 1881 and consequently, a victim of the run for the lucrative market El Dorado, With the exploitation of raw materials, the slave trade, the exploitation of black labor, forced labor in the mines and in the large plantations of sisal, rubber, sugar cane and cotton.
The situation of the colonial crisis, product of the independence of several African countries, did not allow the silence of the Methodist Angolans in relation to the situation of exploitation that they lived. Of the many wars since territorial occupation, a bloody war of liberation took place from 1961 to 1974, when the Portuguese carnation revolution triumphed. Independence took place in 1975.
Education, from primary to higher levels, motor development and regulatory peaceful coexistence among equals was vilely concealed in awakening the consciousness of the natives and abusively used to discriminate and subordinate who most needed it as a tool to decipher the world around.
The valuation of missionary activity in combating subordination and recovering dignity, of the people marginalized by the colonial system, made free of charge from primary until higher education, sometimes attributed by internal or external scholarships, as well as the State reform in the chapter on education after independence, have been a change and brought with them a positive redefinition of their role concerning higher education. With modern consciousness of education being a public good with private inclination, the Methodist Church continues involving itself in this task in order to highlight the commitment between science and religion. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25478 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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