Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25476

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a literatura infantil na infância
Authors: Prates, Dulce Isabel Caetano de Castro
Advisors: Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva
Keywords: Literatura infantil
Competência literária
Livro
Desenvolvimento da criança
Leitura
Children's literature
Literary competence
Book
Development
Reading
Issue Date: 10-Jan-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada com a finalidade de obter o grau de mestre em educação pré-escolar. O relatório foi desenvolvido em contexto de creche, com um grupo de crianças com idades entre os um e três anos de idade e em contexto de jardim-de-infância com um grupo de crianças de quatro anos. Este relatório procurou compreender de que modo a questão da literatura infantil era abordada em ambos os contextos e perceber qual a visão das educadoras perante a mesma, observando também a relação que as crianças estabeleciam com a literatura infantil e se as mesmas contactavam com livros de qualidade. Neste sentido procurámos aprofundar a questão da literatura infantil percebendo qual a importância da mesma para o desenvolvimento integral da criança e qual o papel do educador perante esta questão. Deste modo o estudo suportou-se na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados com o intuito de responder às questões delineadas e atingir os objetivos propostos. Assim procurámos promover experiências de aprendizagem com o intuito de promover o desenvolvimento da criatividade e imaginação das crianças, ampliar o reportório literário das mesmas e promover o desenvolvimento da linguagem através de momentos de leitura e exploração de rimas, lengalengas e canções. Os dados recolhidos permitem-nos concluir que, com o auxílio do reportório literário, partilhado com as crianças, foi possível contribuir para o desenvolvimento da sua imaginação, criatividade e linguagem; Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: Children's literature in childhood This report has been developed on the research of the Supervised Teaching Practice course for the purpose of obtaining a master's degree in pre-school education. The report was developed in a day-care setting with a group of children between the ages of one and three and in kindergarten with a group of four-year-olds. This report searched understand how the issue of literature was approached in both contexts and understand the view of the educators about children’s literature, noting also the relationship that the children established with children's literature and if they contacted with quality books. In this sense, we seek to deepen the question of children's literature by perceiving the importance of it for the integral development of the child and what the role of the educator. The study was based on the methodology of action research, using various techniques and instruments to collect data in order to respond the questions outlined and achieve the proposed objectives. So we searched promote learning experiences in order to promote the development of children's creativity and imagination, to expand their literary repertoire and to promote language development through moments of reading and exploring rhymes and songs. The information collected allow us to conclude that with the help of the literary repertoire, shared with the children, it was possible to contribute to the development of their imagination, creativity and language.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25476
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Educação_Pré_escolar-Dulce_Isabel_Caetano_de_Castro_Prates-Prática_de_ensino_supervisionada_em_educação_pré_escolar....pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois