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http://hdl.handle.net/10174/25461
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Title: | Aquisição do português língua segunda no contexto da escola angolana. Perspectivas para a normalização do português falado em Angola |
Authors: | Eduardo, Albano Agostinho |
Advisors: | Silva, Ana Alexandra |
Keywords: | línguas de contacto Variação Input Aquisição e normalização languages of contact Variation Input Acquisition and standardization |
Issue Date: | 14-Mar-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Adquirir uma língua segunda é, sem dúvida, um processo individual e colectivo de integração e socialização suportado pela linguagem. Reveste-se de muita complexidade, no seu ensino, por se tratar de alterar o comportamento linguístico dos falantes para um novo, num contexto de maior exigência. No entanto, os alunos, sendo detentores de uma base cultural e linguística diferente, deparam-se com elementos estranhos às suas culturas. Revelam-se então dificuldades, traduzidas em desvios em distintas áreas do novo sistema linguístico chegando, às vezes, a construir outro, diferente quer da primeira língua, quer da língua segunda (Leiria1991, Madeira 2008).
Sendo Aquisição do Português Língua Segunda no Contexto da Escola Angolana o foco desta dissertação, passa pela didactização da norma padrão europeia (Língua Oficial dos angolanos), numa perspectiva de contacto num ambiente multilinguístico, onde existe necessariamente variação. Hoje, e, na essência, Que português falar/ensinar no contexto angolano? é a pergunta de partida à qual se subordina todo o procedimento da pesquisa.
Com base na hipótese, faz-se uma revisão da literatura (Cap.I) e, de seguida, caracterizamos, inicialmente, o ambiente sociolinguístico de aquisição da língua portuguesa (Cap. II - IV) e, do contacto, procedemos à caracterização da estrutura interna do Sintagma Nominal (SN) das línguas cokwe e português (Cap. V), na Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte (ESPLN). Desta observação (variação), por meio de contrastes das produções dos alunos, reflectimos em torno do futuro da variedade emergente no país (Cap. VI).
A metodologia impôs-se com o auxílio de um teste de produção induzida (TPE) que permitiu aferir a proficiência dos alunos do 1º e 2º anos da ESPLN, como a amostra do estudo. A partir dos dados e das conclusões da revisão da literatura, reflectimos em torno da norma ideal e da norma emergente neste espaço multilinguístico; Abstract:
Without a doubt, to acquire a second language is an individual and a collective process of integration and socialization. It is a task of great complexity in its teaching process, because this changes the linguistic speaker’s behaviour. Students having different cultural and linguistic support, so they face some foreign elements to their cultures. They have difficulties in dealing with deviations in different areas of the new linguistic system, and even build up a different system according to the identity of the first or second language (Leiria1991, Madeira 2008).
Since the subject of this thesis is the acquisition of Portuguese as a second language in the context of the Angolan school, and the perspective for the normalization of the Portuguese language spoken in Angola, the aim of this research is to identify the teaching of the Portuguese standard language (the oficial language of the Angolan people), from the contact in the multilingual context (where variation necessarily exists) until the acquisition of its system. Today and essentially the procedure was subjected to the following question: what Portuguese to speak/teach in the Angolan context?
Based on the hypotheses, we, first, revised the literature (Chap. I), next we characterized the sociolinguistic context in which the acquisition of Portuguese language takes place (Chap II - IV) and by the contact of the Cokwe and Portuguese language we proceeded to the characterization of the internal structures (Chap. V) at ESPLN. From this observation (variation /instability of the estruture) and by means of it we contrast phrases’ structures in order to reflect on the future of emerging variety in this country (Cap. VI).
The methodology used an induced production test, which allowed the access of the students’ proficiency of I and II years of higher education in Lunda Norte (Dundo), as a sample of this study. The analised data and the conclusions of the literature review, lead us to present this reflection around the ideal standard and the emerging standard in this multilinguistic space. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25461 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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