Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25393

Title: Modelação estatística de valores extremos: probabilidades de excedência, quantis extremais, limite superior do suporte e níveis de retorno no lançamento do disco do atletismo
Authors: Silva, D.
Caeiro, F.
Oliveira, M.
Keywords: teoria de valores extremos
distribuição generalizada de valores extremos
probabilidade de excedência
quantis extremais; limite superior do suporte
níveis de retorno
lançamento do disco
Issue Date: Apr-2018
Publisher: Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto
Citation: Silva, D.; Caeiro, F. & Oliveira, M. (2018). Modelação estatística de valores extremos: probabilidades de excedência, quantis extremais, limite superior do suporte e níveis de retorno no lançamento do disco do atletismo. Revista de Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, VII, 16-31. ISSN: 2237-8111.
Abstract: A teoria de valores extremos é um ramo da Estatística especializada em lidar com eventos extremos e raros cuja probabilidade de ocorrência é muito reduzida, mas quando ocorrem têm um impacto muito significativo na sociedade. Neste estudo, usamos o método dos máximos de blocos anuais, a distribuição generalizada de valores extremos, a estimação por máxima verosimilhança e a otimização pelo algoritmo de Nelder-Mead para estimar parâmetros de extremais relativos ao lançamento do disco do atletismo de homens e mulheres, no período de 1960-2016. Os principais resultados apontam para a existência de um parâmetro de forma negativo, representativo da cauda superior leve e finita. Neste caso, o limite superior do suporte é de 74.32m para homens e 77.37m para mulheres. A probabilidade de obter um novo máximo mundial é de 0.334% nos homens e 0.208% nas mulheres. Atendendo às condições atuais e à metodologia seguida neste estudo, com base no intervalo com 95% de confiança, o nível de retorno a 50 anos contém um novo recorde do mundo para homens e mulheres. A validação destes resultados necessita de ser feita, recorrendo quer ao aumento do tamanho da amostra quer a outras metodologias de valores extremos, ou ambas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25393
ISSN: 2237-8111
Type: article
Appears in Collections:CIMA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Silva et al 2018 b.pdf218.12 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois