Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25226
|
Title: | A arte de fazer a medida. O julgamento dos professores em contextos de avaliação escolar. |
Authors: | Resende, José Manuel Caetano, Pedro |
Editors: | Vieira, Maria Manuel |
Keywords: | Alunos do Secundário fazer a medida, formas de qualificação |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | RESENDE, José Manuel; CAETANO, P. . A arte de fazer a medida. O julgamento dos professores em contextos de avaliação escolar. In: Maria Manuel Vieira. (Org.). O Futuro em Aberto. 1ed.Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2015, v. , p. 97-129. |
Abstract: | O livro que agora se apresenta divulga os resultados de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O propósito é mostrar os futuros em aberto dos alunos do Ensino Secundário
Partindo da constatação de uma significativa proporção de “indecisos” entre os alunos do ensino secundário quanto à opção a seguir no futuro, este estudo pretende examinar processos e protagonistas (poder político, media, famílias, professores, orientadores escolares e os próprios alunos) que envolvem um conjunto de escolhas escolares e vocacionais que o sistema de ensino obriga os alunos a fazer, em certos momentos do seu percurso académico.
Para muitos jovens-adolescentes, as escolhas vocacionais constituem um verdadeiro desafio biográfico com inequívocas consequências escolares e institucionais, com o qual têm de lidar. Manter o futuro em aberto, suspender o tempo das escolhas definitivas, pode constituir o desígnio para alguns |
URI: | http://www.mundossociais.com/livro/o-futuro-em-aberto/92 http://hdl.handle.net/10174/25226 |
ISBN: | 978-989-8536-48-8 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|